O presidente da Santa Casa de Campo Grande, Heber Xaver, afirmou em entrevista exclusiva do JD1 Notícias que o hospital está preparado para o combate ao novo coronavírus (Covid-19). A entidade separou 100 leitos de enfermaria e outros 20 de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs).
Com o avanço da doença no estado, um possível colapso do Sistema de Saúde vem preocupando as autoridades estaduais e municipais. Para Xavier, a falta de cuidado das pessoas, com relação as aglomerações, é fator decisivo para o aumento dos casos da doença. “falta um pouco de consciência da população que observa os números, mas estão afrouxando a questão do distanciamento social. Essa falta de cuidado já reflete nos números atuais de contágio e mortes e irá afetar ainda mais nos próximos dias”, alertou.
Outro detalhe que pode ter influenciado alta no número de casos, também pode ser um aumento das testagens. “Antes não conhecíamos como a doença agia e como ela era transmitida. Hoje com mais testes e conhecendo os sintomas da doença, podem ter influenciado no aumento de diagnósticos da Covid-19. Muitas possivelmente tiveram o coronavírus e permaneceram assintomáticas ou com sintomas leves, esses casos não foram notificados”, explicou.
Em relação a preparação do hospital, o presidente afirmou que todo os profissionais passaram por treinamentos e leitos foram contratos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES) e Secretaria Municipal de Saúde de Campo Grande (Sesau), exclusivamente para atender paciente da Covid-19.
“Nossa referência no combate a doença é o Hospital Regional, mas nós fomos contratados pelas secretarias para prestarmos esse serviço. Disponibilizamos 100 leitos de enfermaria e outros 20 de UTIs e todo um corpo médico, pois caso o Regional chegue à lotação máxima em seus leitos, nós daremos esse suporte. Além disso não deixamos de entender as outras especialidades, tendo em média 630 pacientes por dia”, enumerou.
Ainda conforme Xavier, a entidade está com apenas dois casos de Covid-19 sendo tratados, pois são pacientes referentes ao plano de saúde da instituição. O hospital também está atendendo os partos na cidade, que estão sendo encaminhados a Santa Casa para que as mães e filhos não fiquem expostos ao coronavírus.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

SUS vai oferecer novos tratamentos para endometriose

MP fiscaliza atendimento a vítimas de violência sexual em Corumbá e Ladário

MS recebe 34 médicos do Programa Mais Médicos para reforçar atenção básica

Mutirão de saúde realiza 225 atendimentos em hospitais universitários de MS no sábado

MS apresenta queda na incidência de vírus respiratório; país ainda sofre

Paciente será indenizada após médico diagnosticar incorretamente morte fetal

Ministério Público investiga funcionamento inadequado do SAMU em Sidrolândia

MS tem 6.796 casos de Dengue confirmados em 2025

Suriname se torna primeiro país amazônico livre da malária, diz OMS
