Com a falta de vacinas aqui em Campo Grande, a preocupação aumenta para quem espera para tomar a primeira dose, mas acende o alerta para quem já recebeu a primeira e precisa da segunda dose para estar imunizado.
A reportagem do JD1 Notícias conversou com Júlio Croda, infectologista da Fiocruz, e ele afirmou que a primeira dose de qualquer imunizante continua fazendo efeito. “Gera algum tipo de resposta, não vai estar protegido ainda [sem a segunda dose], mas tem efeito”, garante.
Croda ainda afirma que o ideal é tomar a segunda dose no prazo que é dado pelo fabricante. “Não temos dados se [vacina] for dada depois, mas se demorar, conserva”, declarou.
Vacina em Campo Grande:
A prefeitura da Capital suspendeu o cronograma de vacinação contra o coronavírus na segunda-feira (12). Retorno da imunização será apenas com a chegada de novas doses, conforme a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) informou.
De acordo com a Sesau, em Campo Grande continua imunização dos indígenas e da aplicação da segunda dose da vacina Astrazeneca em trabalhadores da saúde que atuam nos hospitais da Capital.
Governo busca por mais vacinas:
Governador do Estado, Reinaldo Azambuja esteve em Brasília na terça-feira (13) para solicitar, com o Ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, mais imunizantes para MS.
Além disso, visitou a farmacêutica União Química, onde será produzida e fabricada a vacina russa “Sputnik V” e o IFA (ingrediente farmacêutico ativo), que é a matéria-prima. Azambuja manifestou interesse pela compra do imunizante.
Decisão do STF:
Ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski em ação proposta pelo governo do Maranhão, decidiu sobre a importação e distribuição da vacina russa Sputinik V para o combate à Covid-19. Ministro deu prazo até o dia 28 deste mês para que a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se manifeste sobre a "importação excepcional e temporária" do imunizante. Caso o órgão não se posicione, o Estado autor da ação fica autorizado judicialmente a comprar e distribuir a Sputinik V.
Azambuja já conheceu a farmacêutica e todo o sistema de produção; Governador já entregou documento manifestando interesse em adquirir a vacina.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Casa Rosa realiza último mutirão de saúde do ano neste sábado no Tijuca

Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos

"Iminente colapso", diz Defensoria em alerta sobre a saúde pública de Campo Grande

Campanha Dezembro Laranja mobiliza ação gratuita contra o câncer de pele na Capital

Estado amplia imunização com 10 'vacimóveis' que atenderão áreas de difícil acesso

Dia D levará vacinação, exames e atendimentos de graça no Bioparque neste sábado

Última edição do 'Dia E' promete mais de 250 atendimentos no Hospital Universitário

Conselho pede providências de atendimentos suspensos em 29 unidades na Capital

Desabastecimento de medicamentos essenciais coloca saúde da população em risco, alerta CRM







