Mato Grosso do Sul colocará fim nas doses orais contra a poliomielite neste sábado (28), quando realiza uma logística reversa para recolher todas as vacinas e substituir pelas injetáveis, conforme o plano nacional do Ministério da Saúde de substituição do imunizante.
As doses, que passarão a ser vacinas injetáveis, começarão a valer na segunda-feira (30). A nível nacional, o Ministério da Saúde definiu o dia 4 de novembro como data início da aplicação exclusiva da VIP (Vacina Inativada Poliomielite).
Segundo a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a mudança foi baseada em pesquisas, critérios epidemiológicos e evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Ainda conforme Goldfinger, Mato Grosso do Sul realizou uma reunião web com os 79 municípios para explicar como funcionará a logística reversa.
Atualmente, o esquema vacinal contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Com a mudança, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:
2 meses 1ª dose
4 meses 2ª dose
6 meses 3ª dose
15 meses dose de reforço
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Plantão UPAs: Confira escala médica deste domingo na Capital

Testagens gratuitas para ISTs ocorrem no Comper da Mascarenhas neste sábado

Plantão nas UPAs conta com mais de 50 médicos neste sábado

Clínicas oferecem Mounjaro ilegal em dose fracionada no Brasil

Governo lança programa 'Horário Estendido' e postos de saúde terão atendimento noturno em MS

Em parceria com o Comper, prefeitura faz ação de testagem e prevenção de ISTs na Capital

Corumbá registra seis mortes por SRAG em apenas cinco dias

Governo irá investir R$ 11 milhões em 46 USFs e UBSs de todo o Estado

JD1TV - 'Única missão, salvar vidas': presidente da Santa Casa fala sobre desafios do hospital
