Mato Grosso do Sul colocará fim nas doses orais contra a poliomielite neste sábado (28), quando realiza uma logística reversa para recolher todas as vacinas e substituir pelas injetáveis, conforme o plano nacional do Ministério da Saúde de substituição do imunizante.
As doses, que passarão a ser vacinas injetáveis, começarão a valer na segunda-feira (30). A nível nacional, o Ministério da Saúde definiu o dia 4 de novembro como data início da aplicação exclusiva da VIP (Vacina Inativada Poliomielite).
Segundo a coordenadora estadual de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger, a mudança foi baseada em pesquisas, critérios epidemiológicos e evidências científicas sobre a vacina e recomendações internacionais para deixar o esquema vacinal ainda mais seguro.
Ainda conforme Goldfinger, Mato Grosso do Sul realizou uma reunião web com os 79 municípios para explicar como funcionará a logística reversa.
Atualmente, o esquema vacinal contempla a administração de três doses da VIP aos 2, 4 e 6 meses e duas doses de reforço da VOPb, a gotinha, aos 15 meses e aos 4 anos de idade.
Com a mudança, será necessária apenas uma dose de reforço com VIP, aos 15 meses de idade, de modo que o esquema vacinal com o referido imunobiológico será:
2 meses 1ª dose
4 meses 2ª dose
6 meses 3ª dose
15 meses dose de reforço
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Cirurgia bariátrica é ampliada para adolescentes a partir de 14 anos

Programa leva aprendizes angolanos ao Hospital Universitário em Dourados

Morre desembargador aposentado Hamilton Carli em Campo Grande

Mato Grosso do Sul já registrou mais de 4 mil casos confirmados de dengue em 2025

Ponta Porã terá a primeira sala situação binacional do país

Hipertensão atinge 30% dos adultos no Brasil

Castramóvel chega em shopping da Capital com castração e vacina contra a raiva

Ministério da Agricultura confirma caso de gripe aviária no RS

Medicamento para o tratamento da Atrofia Muscular Espinhal chega ao SUS
