A ampliação da saúde digital em Mato Grosso do Sul tem reduzido filas e ampliado o acesso a atendimento especializado no Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2025, a expansão da telemedicina e do telediagnóstico consolidou serviços como tele-ECG, teledermatologia, teleoftalmologia, teleconsultas e teleinterconsultas na Rede de Atenção à Saúde.
O tele-ECG lidera os atendimentos, com 84.880 exames realizados neste ano. No mesmo período, foram registradas 18.630 teleinterconsultas, fortalecendo o suporte especializado às equipes da Atenção Primária e permitindo que pacientes sejam acompanhados nos próprios municípios, reduzindo encaminhamentos e a demanda reprimida por consultas.
Dados do Ministério da Saúde indicam que todos os municípios sul-mato-grossenses já ofertam telessaúde, alinhados às diretrizes do programa federal de saúde digital. Atualmente, 60 cidades utilizam tele-ECG e 28 contam com teledermatologia. Oito municípios participaram ainda de campanha itinerante de teleoftalmologia, com 954 exames realizados.
Em 14 municípios, o teleatendimento já apresenta alto índice de resolutividade, com redução significativa e, em alguns casos, eliminação da fila por especialidades.
A política estadual é coordenada pela Secretaria de Estado de Saúde, em articulação com as prefeituras, e conta com reforço de portarias federais publicadas em 2025 e investimentos do Novo PAC, que viabilizaram o envio de equipamentos e kits multimídia para as Unidades Básicas de Saúde.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Vacina contra dengue deve imunizar trabalhadores da atenção primária em MS

Investigação do MPMS mira entrega de sondas e fraldas em Campo Grande

Alunos de medicina da UNIDERP acionam Ministério Público em busca de melhorias

SES, OPAS e Ministério da Saúde alinham ações prioritárias para 2026

SES reforça prevenção contra ISTs e distribui 1,3 milhão de preservativos em MS

Cruz Vermelha reforça saúde, acolhimento e campanha solidária no Carnaval da Capital

Norma da Anvisa sobre receitas controladas impressas entra em vigor

MEC define calendário nacional de matrícula na residência médica

Falhas estruturais no CEM expõem pacientes a riscos e viram alvo do Ministério Público






