A partir desta segunda-feira (2), todos os mais de 5 mil municípios do Brasil estão aptos a receber a ativação do 5G standalone, o 5G "puro”, após a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e a Entidade Administradora da Faixa (EAF) finalizarem a limpeza da faixa de 3,5 GHz.
A implementação da rede 5G standalone, que é conhecida por sua alta velocidade, só foi possível após a liberação da faixa de 3,5 GHz e integra as metas do edital do leilão do 5G, realizado em 2021, e foi concluída 14 meses antes do prazo previsto no cronograma inicial.
Formada pelas operadoras Claro, TIM e Vivo, que foram as ganhadoras do leilão em 2021, a EAF liderou os esforços para liberar a faixa, além de implementar infovias fluviais na Amazônia e instalar redes privativas e seguras para o governo federal.
O processo envolveu duas etapas iniciais, sendo elas a mitigação de interferências e a desocupação de estações satelitais e a migração da TVRO ("Television Receive Only" em inglês, que se refere aos canais aberto de TV).
Nos locais que ainda não tem acesso ao sinal 5G, a instalação ainda dependerá do planejamento de cada operadora, com elas tendo, segundo o edital, até 31 de julho de 2029 para atender 100% dos municípios com mais de 30 mil habitantes.
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS reforça segurança digital com investimento de R$ 1,7 milhão em novos equipamentos

Ministério da Tecnologia vai abrir 10 mil vagas para formação de programadores

Startups terão investimento para criar soluções para problemas da saúde no Estado

Anatel se prepara para leilão da 6G em 2026

Caiu! Falha em rede afeta serviços digitais do Governo de MS

'Meu INSS' apresenta instabilidade no 1º dia de consulta a descontos

Detran ganha assistente virtual e lança novo aplicativo para atender os sul-mato-grossenses

WhatsApp deixará de funcionar em IPhones antigos a partir de segunda-feira

Instagram permitirá compartilhamento de localização em tempo real com seguidores
