O presidente do Sistema Federação de Agricultura e Pecuária de MS (Famasul), Mauricio Saito, participou de uma palestra sobre o Funrural, realizada na quarta-feira (16), na sede do Sicredi Pantanal, em Maracaju.
Durante o evento, o presidente da Famasul agradeceu a participação dos presidentes de sindicatos rurais de MS, que aproveitaram a presença no ShowTec e se atualizaram sobre as recentes novidades relacionadas ao Fundo. “Esta é uma ótima oportunidade para nos atualizarmos sobre o Funrural. As mudanças, ao mesmo tempo que permitem ao produtor rural autonomia para escolha da melhor opção de recolhimento da contribuição, também exigem um planejamento gerencial e tributário para orientação na tomada de decisão”.
A palestra foi ministrada pelo advogado tributarista, Ary Raghiant Neto, que abordou as formas de contribuição. “São duas opções: o pagamento que incide sobre a folha de salário ou o recolhimento sobre o faturamento. Cabe ao produtor rural analisar seus números para escolher a opção que melhor lhe atenda”.
Estiveram presentes no evento, o vice-presidente do Sistema Famasul, Luis Alberto Moraes Novaes; o diretor-secretário da Federação, Frederico Stella; o diretor-tesoureiro, Marcelo Bertoni; a 2ª diretora-tesoureira, Thaís Carbonaro Faleiros; a diretora técnica, Mariana Urt e o presidente do MNP, Rafael Gratão e o presidente da Fundação MS, Luciano Muzzi.
Participaram do encontro, mais de 25 presidentes dos sindicatos rurais que estiveram na abertura da Showtec 2019: Cristiano Binz (Maracaju); Edy Elaine Tarrafel (Novo Horizonte do Sul e Ivinhema – 2ª diretora-secretária da Famasul); Rodrigo Lorenzeti (Amambai); Lauri Dalbosco (Chapadão do Sul); Ruy Fachini Filho (Campo Grande); Massao Ohata (Miranda e Bodoquena); Otávio Viera de Mello (Itaporã); Vilson Brusammarello (São Gabriel do Oeste); Lúcio Damália (Dourados); Dário Antônio Gomes Silva (Fátima do sul); Eduardo Sanchez (Aparecida do Taboado); Roseli Ruiz (Antônio João); Leandro Acioly (Bela Vista); José Pereira da Silva (Jateí); André Cardinal (Ponta Porã); Telma Menezes (Nova Alvorada do Sul); Nilo Alves Ferraz (Paranaíba); Jesus Cleto (Guia Lopes da Laguna); Ivan Carrato (Três Lagoas); José Roberto Scalabrini (Pedro Gomes); Elza Maria Trevellin (Bonito); João Nelson Lyrio (Bandeirantes); Luciano Aguillar Rodrigues Leite (Corumbá); José Calderan Bordin (Caracol); Cláudio Pradella (Douradina); Edgar Yamato (Glória de Dourados); Luciano Cargnin Manfio (Rio Brilhante).
Deixe seu Comentário
Leia Também

MS Nutri avança e prevê novo espaço para processamento de alimentos na CEASA

Faltando quatro dias, mais de 4 mil cadastros de soja ainda não foram finalizados em MS

Luan Santana é confirmado como primeira atração da Expogrande 2026

Avicultura propõe escola para formação de mão de obra em Mato Grosso do Sul

Desoneração do peixe marca ano de conquistas do agro sul-mato-grossense

Agropecuária e agroindústria impulsionam PIB e espalham crescimento em MS, aponta IBGE

Presença da Fiems marca discussões sobre futuro da citricultura em MS

Projeto Irriga Forte entrega kits de irrigação a produtores na terça-feira

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Mauricio Saito, presidente da Famasul participou de palestra sobre Funrural (Divulgação/Assessoria)



