Brasil e Estados Unidos avançaram nesta terça-feira (19) nas negociações para reduzir barreiras tarifárias entre os dois países, em uma articulação que pode beneficiar exportações brasileiras, ampliar o comércio bilateral e fortalecer ações conjuntas de combate ao crime organizado. As tratativas ocorrem após o encontro entre os presidentes Lula e Donald Trump, realizado no início do mês.
O representante de Comércio dos Estados Unidos, Jamieson Greer, se reuniu virtualmente com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Márcio Elias Rosa. O encontro faz parte do grupo de trabalho criado pelos dois governos para discutir o fim de barreiras tarifárias em até 30 dias.
Segundo Greer, o diálogo entre os países segue de forma “construtiva”. A expectativa do governo brasileiro é que um possível acordo facilite o acesso de produtos nacionais ao mercado norte-americano, reduzindo custos e ampliando a competitividade de exportadores brasileiros.
Outro ponto considerado estratégico para o Brasil envolve a continuidade das negociações sobre investigações comerciais conduzidas pelos Estados Unidos. Entre os temas analisados estão o Pix, o etanol e o comércio popular da rua 25 de Março, em São Paulo. Um relatório sobre o caso deve ser concluído em julho.
Além da agenda comercial, Brasil e Estados Unidos também avançaram em discussões sobre cooperação entre órgãos de fiscalização e segurança. O ministro Dario Durigan informou que os países trabalham na formalização de um mecanismo de cooperação entre a Receita Federal e a alfândega norte-americana para reforçar o combate ao tráfico de armas e drogas.
As conversas também incluem medidas econômicas relacionadas aos impactos do conflito no Estreito de Ormuz, considerado uma das principais rotas globais de petróleo e comércio internacional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

CNJ prepara novo mutirão para revisar prisões e medidas cautelares em todo o país

Saúde abre consulta pública sobre inclusão de remédio contra câncer

PF investiga passageiro chileno por ofensas racistas e homofóbicas

Mulher morre após explosão de TV provocar incêndio em casa em MG

Bolsonaro tenta conter desgaste de Flávio após vazamento de conversas

PRF intensifica combate ao crime organizado em Mato Grosso do Sul e outros 10 estados

Mega-Sena acumula e próximo sorteio vai pagar R$ 300 milhões

Hugo Motta diz que redução da jornada é prioridade para Câmara

Aplicativo do Bolsa Família terá atualização com novas funções nesta segunda-feira (18)


Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, Márcio Elias Rosa (Joédson Alves/Agência Brasil)



