Menu
Menu
Busca terça, 13 de janeiro de 2026
Gov Camp Crescimento Cidades Jan26
Brasil

Espera por cirurgia passa de um ano e aposentado sofre com tumor

Dalvo estava em 9° lugar na lista de espera no ano passado, mas até o momento não foi atendido

03 dezembro 2019 - 12h30Sarah Chaves, com informações do G1    atualizado em 03/12/2019 às 12h30

Há um ano o aposentado Dalvo Gomes da Silva, 71 anos, morador de Gurupi, no sul do Estado de Tocantins sofre para conseguir marcar a cirurgia de retirada de um tumor, que está crescendo em seu pescoço, o impossibilitando de se mexer e até se alimentar corretamente.

O idoso conta que já fez todos os exames necessários, mas mesmo assim não recebe uma resposta positiva ao ir nos hospitais públicos. O homem chora de dor e por não saber mais a quem recorrer. "Dói demais". 

O caroço apareceu pequeno, mas a cada dia cresce mais, dificultando o bem estar de Dalvo. Em setembro a Secretaria Estadual da Saúde informou que o paciente estava na nona posição da fila de espera para realizar a cirurgia, mas até agora nada foi feito e o problema só aumenta.

Atualmente o homem não consegue movimentar o pescoço. "A gente toma o remédio e depois que toma com muito tempo é que alivia um pouquinho, vai adormecendo. Mas dói direto", reclamou Dalvo.

O filho dele precisou sair do emprego para se dedicar aos cuidados ao pai e para ir atrás dos exames e documentações necessárias para conseguir o procedimento. Ele precisou viajar várias vezes à capital e deixou um encaminhamento no Hospital Geral de Palmas.

"Está faltando só uma data para a gente fazer essa cirurgia o mais rápido possível. Meu pai sente muita dor, não está se alimentando direito, está emagrecendo a cada dia e esse nódulo no pescoço dele cresce progressivamente", disse Ricardo da Silva.

A cada dia que passa o estado de saúde de Dalvo piora e os familiares temem pela vida dele. "Precisamos de uma resposta para fazer essa cirurgia o mais breve possível esse ano ainda porque meu pai não pode ficar nessa situação que ele está nesse momento. Eu temo pela vida dele. Ele é muito importante para mim".

A Secretaria Estadual de Saúde foi procurada para comentar o caso e informou que Dalvo Gomes da Silva foi avaliado pela equipe médica do Hospital Geral de Palmas e aguarda um agendamento do procedimento de acordo com a lista de espera. O paciente se enquadra em prioridade alta.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Blindados M108, que não operam mais no Brasil, estão entre os itens a serem doados
Brasil
Brasil autoriza doação de material militar ao Paraguai
Força Nacional
Brasil
Governo prorroga atuação da Força Nacional em MS por mais 90 dias
Imagem ilustrativa
Brasil
TJ-SP nega indenização à jovem Testemunha de Jeová que recebeu transfusão sem autorização
Site permite analisar dados federais
Brasil
Governo lança nova versão do portal ComunicaBR
Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado
Política
Salário de R$ 3 mil e 36h semanais para garis avança na Câmara e segue para o Senado
Dinheiro sujo - Foto: Gilson Abreu/AEN/com edição IA/chatgpt
Brasil
Fantástico denuncia rede de corrupção dentro do sistema de Justiça do Pará
Foto: Ministério da Previdência Social
Brasil
INSS reajusta benefícios e atualiza valores para 2026
Foto: Buonaventura1955/Getty Images
Brasil
Pagamento do abono salarial do PIS/Pasep tem início em fevereiro
Foto: Reprodução
Brasil
Vídeo: Moradores registram passagem de tornado que atingiu mais de 300 casas no Paraná
Manoel Carlos
Brasil
Morre Manoel Carlos, autor das 'Helenas', aos 92 anos

Mais Lidas

Caso aconteceu em dezembro.
Geral
Episódio com ambulante leva à formalização de TCO envolvendo o vereador Élio
Foto: Freepik
Polícia
Criança é atendida em UPA com sangramento vaginal após passar o dia com pai e o amigo
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/1/2026
Comportamento
Horóscopo do dia - Veja a previsão para o seu signo 12/1/2026
Família morreu em grave acidente
Trânsito
Servidora do TJMS, marido e filho morrem em grave acidente em rodovia de SP