O Projeto de Lei 3.975/2019 que muda a distribuição das receitas obtidas pela União com a exploração de petróleo e gás natural em área de pré-sal foi aprovado nesta terça-feira (10), pela Comissão de Assuntos Econômicos.
O projeto do que é uma emenda da Câmara dos Deputados do ex-senador Ronaldo Caiado altera uma série de regras do setor elétrico brasileiro e cria o Fundo de Expansão dos Gasodutos de Transporte e de Escoamento da Produção (Brasduto).
O relator, senador Eduardo Braga (MDB-AM), deu voto favorável à emenda, que segue agora para análise do Plenário.
Os recursos arrecadados pela União com o pré-sal vão atualmente para o Fundo Social, criado pela Lei 12.351, de 2010, destinado a programas e projetos de desenvolvimento social e regional nas áreas de cultura, esporte, saúde pública, ciência e tecnologia e meio ambiente, sendo que metade dos recursos deve ser empregada em educação pública.
Com a PL, 30% vão continuar no Fundo Social, porém 30% vão para fundos de Participação dos Estados (FPE) e de Participação dos Municípios (FPM), 20% ficarão com a União para investimento em saúde e em educação e 20% vão para o Brasduto, criado pelo PL 3.975/2019.
O texto inicial do Senado destinava 50% dos recursos para o Fundo Social, 30% para os fundos de estados e municípios e 20% para o Brasduto. Essa proposta foi aprovada pelos senadores em novembro de 2018 e votada pelos deputados em junho do ano passado. Como a Câmara propôs modificação no texto, o projeto teve de ser novamente analisado pelos senadores antes de ir à sanção presidencial.
O relator, Eduardo Braga, explicou durante reunião de debate da CAE, a situação da proposta aos colegas e disse esperar que o Plenário do Senado aprove o projeto.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Governo atualiza normas de controle pós-comercialização de produtos veterinários

Polícia identifica um suspeito de roubar obras de arte em São Paulo

Lei endurece punições e amplia proteção a vítimas de crimes sexuais

"O Agente Secreto" conquista três indicações ao Globo de Ouro 2026

Obras de arte de Matisse e Portinari são roubadas de biblioteca em SP

Mega-Sena acumula e próximo prêmio pode pagar R$ 20 milhões

Mobilização nacional leva mulheres as ruas para protestar contra feminicídio

Pix supera 300 milhões de transações em um único dia

Com IA, golpistas criam vaquinha fraudulenta em nome de mulher arrastada


PL muda a distribuição das receitas obtidas com a exploração de petróleo e gás natural em área de pré-sal (Agência Petrobras)



