A capital de Mato Grosso do Sul ganhará o “Prêmio Destaque Nacional em Gestão Ambiental”, pelas iniciativas da prefeitura que promovem sustentabilidade socioambiental, no município.
As indicações para o prêmio foram feiras pelos órgãos estaduais de meio ambiente da federação, tendo como base para a indicação que os municípios que implementassem algumas diretivas como: a existência de Órgão Municipal de Meio Ambiente, a existência de Conselho Municipal de Meio Ambiente, Cadastro Ambiental Rural. Fundo Municipal de Meio Ambiente, Plano Municipal de Saneamento, Plano Municipal de Resíduos Sólidos, ações de Arborização Urbana, Licenciamento Ambiental Municipal, ações de Educação Ambiental entre outros. Desta forma, Campo Grande será certificada como referência na gestão ambiental municipal.
O secretário municipal de Meio Ambiente e Gestão Urbana, Luís Eduardo Costa, salienta a importância das ações realizadas pela atual administração, com apoio do prefeito Marquinhos Trad e da sociedade, para garantir o prêmio. “A complexidade da gestão ambiental numa cidade como Campo Grande é cheia de desafios e obviamente precisamos ter um apoio não só institucional, como também de todos os envolvidos nessa tarefa que é tão complexa. Temos o apoio técnico, assim como o da iniciativa privada que, através do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CMMA), auxilia na tomada de decisões. Desta forma, a participação democrática vem sendo cada vez mais fortalecida. Por exemplo, estamos num momento muito importante de define as políticas e a fiscalização dos resíduos da construção civil, na implementação da legislação dos Grandes Geradores, desafios atuais que estamos tendo sucesso”, destacou.
A entrega da premiação será realizada durante o II Fórum Brasil de Gestão Ambiental, que será realizado em junho, na cidade de Campinas.
Práticas ambientais
Campo Grande desenvolve diversas ações e voltadas à preservação do meio ambiente dentre elas destacamos a preservação da arborização urbana com o manejo e preservação das árvores símbolo da cidade, plantios sistemáticos em diversas regiões da Capital, a distribuição de mudas gratuitas à população produzidas no Viveiro Municipal Flora do Cerrado, referência no Estado; recuperação e preservação das Áreas de Preservação Permanente (APP); a correta gestão e controle dos resíduos sólidos com ações fiscalizatórias; a promoção da Educação Ambiental por meio dos Centros de Educação Ambiental (CEA), a implantação do Controle de Transporte de Resíduos em formato eletrônicos (E-CTR) com um sistema integrado que permite uma fiscalização eficiente, a implementação da legislação que estabelece o regramento para o descarte dos resíduos dos empreendimentos considerados como Grandes Geradores e entre outras ações que resultam na preservação ambiental.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Lei garante reabilitação de mulheres mastectomizadas na rede SUS da Capital

Juiz manda estudante a júri popular e marca data de julgamento por morte de corredora

Mais de 50 ônibus do transporte coletivo são interditados em Campo Grande

Refis 2025 deve arrecadar mais de R$ 20 milhões

Promotora quer júri popular para homem que matou três pessoas queimadas na Capital

Riedel sanciona lei que assegura proteção a beneficiários com TEA em planos de saúde

JD1TV: Postes ficam em iminência de queda após tombamento de S10 na Mato Grosso

Arraiá da Juliano Varela tem programação diversificada e entrada gratuita

Base Móvel da Guarda chega a Vila Fernanda nesta quinta-feira
