A nova carteira de identidade já é uma realidade presente em Mato Grosso do Sul. Dos mais de 2,9 milhões de pessoas, cerca de 500 mil emissões já foram realizadas, ou seja, 17% da população estadual substituiu a antiga pelo documento 'mais moderno'.
O número, verificado até o final do mês de agosto, foi apresentado pela Polícia Científica, que revelou que esse percentual se tornou expressivo diante do prazo nacional para a substituição das identidades: até 2032.
Com meio milhão de documentos emitidos em menos de dois anos, Mato Grosso do Sul consolida sua posição de destaque no cenário nacional.
Somente em 2024, foram emitidas 288.766 CINs, um aumento de 70,14% em relação a 2023. Em 2025, o ritmo continuou acelerado: até julho, foram mais de 183 mil documentos expedidos, quase 40% a mais do que no mesmo período do ano anterior.
A CIN (Carteira de Identidade Nacional) adota o CPF como número único e pode reunir dados como título de eleitor, CNH e carteira de trabalho. Além disso, traz recursos tecnológicos contra fraudes, como QR code e zona de leitura mecanizada. A primeira via é gratuita e também está disponível em formato digital no aplicativo Gov.br.
Serviço - Os agendamentos para emissão da CIN em Mato Grosso do Sul são feitos exclusivamente pelo site servicos.sejusp.ms.gov.br.
A agenda é liberada no dia 30 de cada mês, permitindo que o cidadão escolha data, horário e local de atendimento nos postos de identificação em todo o Estado.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado

Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios

Nova pavimentação da MS-040 promete impulsionar economia entre Santa Rita e Brasilândia

Crise ameaça continuidade do transporte coletivo em Campo Grande

TRE leva serviço itinerante ao Noroeste neste sábado

Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica

Não é só na Capital: Asfalto cede e cratera 'engole' caminhão em Água Clara


Nova identidade já é utilizada por várias pessoas (Maria Ester Rossoni/Comunicação PCi)



