Menu
Menu
Busca sábado, 28 de junho de 2025
Cidade

Exposição tem capoeira e cultura da inclusão

Dourados será palco de uma exposição diferenciada no centro de compras

24 abril 2019 - 12h50Rayani Santa Cruz, com informações da assessoria
Cidade

Exposição tem capoeira e cultura da inclusão

Dourados será palco de uma exposição diferenciada no centro de compras

24 abril 2019 - 12h50Rayani Santa Cruz, com informações da assessoria

No período de 29 de abril a 5 de maio, a cidade de Dourados vai sediar uma exposição diferente. O centro de compras da principal cidade do interior de MS - Shopping Avenida Center - vai ser palco da segunda edição da Exposição Malungo de Capoeira. O evento, além da exposição de imagens e instrumentos da arte milenar da capoeira e de seus projetos sociais em Dourados, vai contar também com apresentações de vários grupos, oriundos dos polos de formação cidadã e de resgate social desenvolvidos nos bairros populares da cidade.

O evento é coordenado pelo professor de capoeira Liandro Moreira, o Mestre Macaúba, que também preside o Instituto Malungo.

Conforme Macaúba, o principal objetivo é promover a divulgação do trabalho de resgate social desenvolvido em Dourados, tendo a capoeira como instrumento pedagógico e de inclusão. As apresentações fazem partre do processo de apremdizagem, já que as crianças e adolescenmtes mostram ao público o que aprenderam nos projetos sociais. No período de uma semana, o shopping center também se transforma em sede do projeto, pois as aulas são ministradas dentro do shopping do centro comercial. As apresentações para o público são sempre no período da tarde e à noite,

Mestre Macaúba diz que a exposição é uma forma de dar visibilidade a arte e cultura da capoeira, bem como sua importância como instrumento de resgate social. Ele também destacou a parceria com a direção do Shopping Avenida Center em Dourados, que cede gratuitamente o espaço para a realização da exposição e apresentações. "Convidamos a população para prestigiar e conhecer o poder social da capoeira no pewríodo de 29 de abril a 05 de maio", convoca Macaúba.
 

Projeto Malungo 

O efeito multiplicador do bem para a vida é desemvolvido em Dourados por intermédio do Instituto Malungo,  projeto de capoeira distribuído atualmente em cinco núcleos e envolve mais de 200 crianças e adolescentes em idade escolar. Malungo, que na tradução para o português significa companheiro/parceiro, está resgatanto vidas e formando para a cidadania na Associação de Cabos e Soldados da PM, no Centro Social Marista, na Creche André Luiz, Na Paróquia Nossa Senhorado Carmo e na Aldeia Jaguapiru.

O projeto de verdadeira transformação de vidas usa técnicas de envolvimento das crianças e adolescentes com a cultura e com a arte, focando ainda no fortalecimento de vínculos e na prioridade com o processo educacional. O projeto Malungo tem a colaboração de cinco instituições, mas ainda carece de apoio mais efetivo, tanto do poder público quanto do privado. "Nós usamos a capoeira de orma pedagógica, introduzindo fraternidade, cultura e educação para a inclusão", comenta Macaúba. Ele também destac o empenho e dedicação de pelo mmenso dois ultiplicadores di bem, que são a instutora Camila Rocha (Creche André Luis) e o Mestre Rapadura (Joquei Club).

Para saber mais sobre o projeto que está mudando a vida de centenas de crianças em Dourados e como contribuir para sua manutenção, os telefone de contato são (67)  9 9625-2672 (watts) e 67 - 9 9116-5379.

O trabalho pode ser contemplado também na página do Instituto Malungo, no Facebook.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Nova Concursos
Cidade
MS terá novos peritos de previdência social; veja as cidades atendidas
Foto: Rui Digital
Cidade
Tem planos para viajar na semana? Confira a programação de obras na MS-306
Foto:PMCG
Cidade
Campina Verde recebe mutirão 'Todos em Ação' na E.M Professora Oneida neste sábado
Acusada de matar ex-cunhado para proteger irmã não vai a júri popular, determina Justiça
Justiça
Acusada de matar ex-cunhado para proteger irmã não vai a júri popular, determina Justiça
Sede BPChoque da PMMS -
Cidade
Treinamentos do Choque incomodam vizinhança e MP abre procedimento investigativo
Viatura Polícia Militar
Justiça
Justiça ordena expulsão de sargento da PMMS por transporte clandestino de celulares
Foto: PrefCG
Cidade
Adesão ao Refis 2025 com descontos de até 80% sobre os juros termina em duas semanas
Viajar nas férias? Cartórios de MS ajudam com autorização online para adolescentes
Cidade
Viajar nas férias? Cartórios de MS ajudam com autorização online para adolescentes
Argemiro Ribeiro da Silva - Assassinado em 2022
Justiça
Promotora quer júri popular de irmãos que mataram idoso a pauladas na Capital
Óculos -
Justiça
Técnico em optometria é proibido pela Justiça de atuar sem supervisão médica na Capital

Mais Lidas

Imagem Ilustrativa
Polícia
'Eu pedi para parar, chorando': Menino é estuprado por homem no Rita Vieira
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Polícia
Pai esfaqueia filha de 7 anos no peito várias vezes após matar esposa durante a madrugada
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
Polícia
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian