Menu
Menu
Busca quarta, 06 de maio de 2026
Cidade

Faltam 20 metros para ponte da Rota Bioceânica ligar Brasil e Paraguai

Estrutura entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta entra na fase final de construção

06 maio 2026 - 11h24Sarah Chaves

Faltando apenas 20 metros para a ligação completa da ponte entre Porto Murtinho e Carmelo Peralta, a obra da Rota Bioceânica entra na fase final e se aproxima da conexão terrestre definitiva entre Brasil e Paraguai.

A estrutura é considerada o principal elo físico do corredor bioceânico, projeto que pretende ligar o Centro-Oeste brasileiro aos portos do Chile, passando por Paraguai e Argentina. A expectativa é reduzir distâncias e custos no transporte de cargas para mercados internacionais, principalmente o asiático.

A etapa de junção da ponte é uma das mais delicadas da obra. Os dois lados da estrutura precisam se encontrar com alinhamento preciso para garantir segurança e estabilidade.

Com a conclusão da ponte, a travessia entre os países deixará de depender de balsas, permitindo fluxo contínuo de caminhões e mercadorias. A expectativa é de impacto direto na economia de Mato Grosso do Sul, principalmente em setores ligados à logística, transporte, armazenagem e comércio exterior.

Porto Murtinho deve concentrar parte dos reflexos econômicos da nova rota, com aumento da procura por áreas industriais, expansão do mercado imobiliário e geração de empregos.

Apesar da expectativa de crescimento, especialistas apontam que os efeitos econômicos devem ocorrer de forma gradual, dependendo de obras complementares, redução de custos logísticos e adesão do mercado ao novo corredor internacional.

Em conversa nesta semana, o engenheiro da MOPC/Itaipu Paraguai, Pánfilo Benitez, destacou o avanço da obra e a proximidade da ligação definitiva entre os dois países.

A ponte faz parte da estratégia de integração sul-americana e é vista como uma das principais obras de infraestrutura para Mato Grosso do Sul nos próximos anos.
 

 

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

TCE-MS publica resultado final de concurso para analista e auditor
Cidade
TCE-MS publica resultado final de concurso para analista e auditor
Divulgação - TJMS
Justiça
TJ amplia rede de Cejuscs e fortalece política de conciliação em Mato Grosso do Sul
Obras do ETE Itaquiraí
Cidade
MS amplia cobertura de esgoto e chega a 75% em cinco anos
Prefeita Adriane Lopes - Foto: Vitor Kramer
Cidade
Justiça acaba com ação do PT que questionava aumento da 'taxa do lixo' em Campo Grande
Deusa da Justiça, monumento no fórum de Campo Grande -
Justiça
Réu é condenado a 4 anos em regime aberto por tiros em confusão com empresário na Capital
Vítima já apresentava sinais de envenenamento
Cidade
Homem é socorrido após ataque de jararaca em fazenda no Pantanal
Divulgação / PMMS
Polícia
Empurrando moto sem combustível, homem é preso por receptação no Colúmbia
Foto: Sarah Chaves
Cidade
Câmara rejeita gestão por OSCs que terceiriza Saúde de Campo Grande
TJMS abre seleção de estágio com remuneração de até R$ 1.317 e prova on-line
Oportunidade
TJMS abre seleção de estágio com remuneração de até R$ 1.317 e prova on-line
Tribunal de Contas da União (TCU) / Leopoldo Silva/Agência Senado
Economia
Entidades do setor financeiro criticam decisão do TCU que suspende consignado do INSS

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Vizinha denuncia casal por ato sexual com janela aberta em prédio no Pioneiros
Local do acidente - Foto: WhatsApp / JD1
Trânsito
Acidente de moto mata jovem de 19 anos no bairro São Conrado, em Campo Grande
Gabriel foi atingido por três tiros
Polícia
Rapaz que entrou na frente de tiros para salvar namorada morre em Três Lagoas
Vítima faleceu ainda no local
Polícia
AGORA: Motociclista morre atropelado após acidente na Avenida Gunter Hans