A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) deu início, no dia 1º de setembro, à edição de 2025 do Índice ANEEL de Satisfação do Consumidor (IASC), principal pesquisa nacional que mede a percepção da população sobre a qualidade dos serviços de distribuição de energia elétrica. No Mato Grosso do Sul, o levantamento ocorre até 30 de novembro, abrangendo 11 municípios de diversas regiões do estado, com a realização de entrevistas presenciais em domicílios.
O IASC avalia aspectos como qualidade no fornecimento de energia, atendimento ao cliente, clareza das informações prestadas e o nível de confiança dos consumidores em relação às distribuidoras. Considerado a principal ferramenta de pesquisa da ANEEL para captar a opinião da sociedade, o índice serve para orientar ações de regulação, fiscalização e o aprimoramento contínuo do setor elétrico.
No Mato Grosso do Sul, 11 cidades foram sorteadas para receber os pesquisadores da Qualitest Inteligência em Pesquisa, empresa contratada pela ANEEL para conduzir o estudo, sendo Corumbá e Coxim da região Norte; Naviraí, Caarapó, Bataguassu, Sete Quedas e Juti da região Sul e Campo Grande, Terenos, Ribas do Rio Pardo e Cassilândia da região Centro.
Para Rosimeire Costa, presidente do Concen-MS (Conselho de Consumidores de Energia Elétrica de Mato Grosso do Sul), a participação dos consumidores é fundamental para o sucesso da pesquisa. “A colaboração da população sul-mato-grossense é essencial. Pedimos que, caso sejam abordados, recebam os pesquisadores com boa vontade e respondam às perguntas com sinceridade, pois isso ajudará diretamente no aprimoramento dos serviços prestados pela concessionária. Lembrando que os pesquisadores da Qualitest estarão sempre devidamente identificados. Para mais informações sobre a pesquisa ou sobre os dados dos entrevistadores, entre em contato com a ANEEL pelo telefone 167”, orienta.
A escolha de municípios de diferentes tamanhos e perfis socioeconômicos garante que o levantamento reflita a realidade de todos os consumidores atendidos pela Energisa MS.
Além de fornecer dados essenciais para melhorar o relacionamento entre as concessionárias e os consumidores, o IASC também premia as distribuidoras mais bem avaliadas. Essas empresas recebem o Prêmio ANEEL de Satisfação do Consumidor e o direito de usar o Selo de Qualidade em suas comunicações institucionais, uma importante certificação que reconhece a excelência no atendimento e serviços prestados.
Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

'Atestado Responsável' muda regras nas unidades de saúde da Capital

Obras inacabadas ampliam risco e acumulam acidentes em vias de Campo Grande

Pré-seleção para 30 apartamentos do Jardim Antártica acontece neste sábado

Centro terá interdições neste domingo para Operação Limpa Fios

Nova pavimentação da MS-040 promete impulsionar economia entre Santa Rita e Brasilândia

Crise ameaça continuidade do transporte coletivo em Campo Grande

TRE leva serviço itinerante ao Noroeste neste sábado

Divulgado lista de inscritos para apartamentos no Jardim Antártica

Não é só na Capital: Asfalto cede e cratera 'engole' caminhão em Água Clara


Foto: Unsplash 




