A Câmara Municipal de Campo Grande vota nesta terça-feira (7), o Projeto de Lei Complementar 939/24, de autoria do vereador Carlos Augusto Borges, o Carlão, que propõe a regulamentação da atividade de comércio ambulante no município.
O projeto busca disciplinar a atuação de pessoas físicas e microempreendedores individuais que comercializam produtos de baixo valor agregado, tanto em pontos fixos quanto de forma itinerante, incluindo a tradicional venda porta a porta. Conforme o texto, o exercício da atividade dependerá da licença emitida pela autoridade competente.
A proposta estabelece critérios claros para a concessão de licenças, com cadastro e autorização sendo emitidos pela Prefeitura. Na justificativa, Carlão ressalta que a medida não visa substituir o emprego formal, mas sim garantir que a atividade de comércio ambulante seja reconhecida e respeitada como legítima, promovendo inclusão social e evitando abusos como apreensões arbitrárias de mercadorias.
“Nosso objetivo é proteger esses trabalhadores, que muitas vezes dependem dessa renda para sustentar suas famílias, garantindo a eles dignidade e respeito”, defende Carlão.
Outros projetos na pauta
Além do projeto de Carlão, os vereadores também irão votar outras quatro propostas:
Projeto de Lei 11.422/24 – De autoria dos vereadores Ronilço Guerreiro e Epaminondas Neto (Papy), reconhece um trecho da Avenida Calógeras como Área de Interesse Cultural de Campo Grande, com objetivo de preservar sua história e estimular o comércio local.
Projeto de Lei 11.663/25 – De iniciativa do vereador Fábio Rocha, propõe instituir o conceito de “Cidade-Esponja” no município, com foco em soluções sustentáveis para o manejo das águas pluviais e combate a enchentes.
Projeto de Lei 11.940/25 – De autoria do vereador Otávio Trad, inclui no Calendário Oficial de Eventos de Campo Grande o tradicional “Costelão Fogo de Chão”, promovido pela Fundação de Rotarianos de Mato Grosso do Sul, sempre no 1º domingo de agosto.
Projeto de Lei 11.539/25 – Em segunda discussão, a vereadora Ana Portela propõe a criação da Semana Campo-grandense da Educação Financeira, a ser realizada anualmente na semana que antecede o dia 9 de setembro.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Candidatos aprovados para funções de coveiro e pedreiro são convocados na Capital

Congresso exige exame toxicológico para novos motoristas de categorias A e B

'Vi minha mãe sendo derrubada e não pude fazer nada', diz professor agredido por guardas

'Quase vomitei': Mulher relata experiência ruim com comida azeda em restaurante da Capital

"Delirante", diz Marquinhos ao processar Adriane por fala em rádio sobre manifestação

Procon encontra variação de mais de 270% nas mensalidades escolares da Capital

Projeto 'Nossa Energia' inicia agenda especial de Natal nos bairros da Capital

Operação Pantanal reduz focos e áreas afetadas por incêndios em MS

Gata desaparece no Nova Lima e tutor oferece R$ 500 pra quem encontrar







