A Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetran) anunciou que o transporte coletivo da Capital vai operar em esquema especial durante o Carnaval 2026, entre os dias 16 e 18 de fevereiro. A ação faz parte da Operação Carnaval e tem como objetivo garantir mobilidade tanto para os trabalhadores das indústrias quanto para os foliões que vão circular pela cidade durante os dias de festa.
Na segunda-feira (16), os ônibus funcionarão conforme o Plano Funcional Especial. As linhas 244, 322, 417, 418, 419, 422, 424 e 426 atenderão de acordo com a demanda das indústrias, enquanto as demais seguirão programação especial definida em Ordem de Serviço.
Já na terça-feira (17), feriado de Carnaval, todas as linhas irão operar com horários de sábado. Na quarta-feira (18), o sistema volta a funcionar em Plano Funcional Especial, com ajustes conforme a necessidade da demanda.
Linha especial para os eventos
Para atender os principais pontos de concentração do Carnaval, será disponibilizada uma linha especial ligando a Praça Ary Coelho à Praça do Papa. O atendimento contará com três veículos reserva com tripulação, operando das 23h30 à 1h30, utilizando os pontos de parada da linha 085.
Os ônibus sairão da Praça Ary Coelho passando por vias centrais como a Rua 13 de Maio, Avenida Ernesto Geisel, Avenida Júlio de Castilho e Avenida Presidente Vargas até a Praça do Papa. No sentido inverso, o trajeto inclui a Rua Zákia Nahas Siufi, Avenida dos Crisântemos e novamente a Rua 13 de Maio.
Reforço nos terminais
A Agetran também determinou o reforço de veículos reserva nos terminais para atender possíveis picos de demanda, sempre das 5h às 19h30. Na segunda-feira (16) e na quarta-feira (18), serão cinco veículos reserva com tripulação. Na terça-feira (17), o número será de quatro veículos.
Monitoramento e ajustes
O Consórcio responsável pelo transporte coletivo deverá acompanhar toda a operação e realizar ajustes, se necessário, especialmente após os horários de pico da manhã, almoço e fim de tarde, sempre com foco no aumento da oferta. A fiscalização será feita pela Agetran durante todo o período carnavalesco, com o objetivo de garantir segurança, fluidez e eficiência no deslocamento da população.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Programa Vivências no SUS abre inscrições na segunda-feira na Capital

Justiça declara nulo ato que efetivou Marquinhos Trad na ALEMS sem concurso público

Prefeitura leva à Câmara argumentos para manter veto à taxa do lixo

Acusado de homicídio por espancamento é julgado hoje em júri popular na Capital

Volta às aulas amplia circulação e reforça necessidade de prevenção

Denúncia aponta que terreno 'abandonado' no Centro tem até família de lobinhos

População poderá participar da construção da programação do Festival de Inverno de Bonito

Delas Day 2026 traz Giovanna Antonelli e Natalia Beauty no Bosque Expo

Tentativa de homicídio em Campo Grande 'rende' pena de 3 anos em regime aberto






