Menu
Menu
Busca sexta, 20 de junho de 2025
Clima

2023 terá ano recorde de calor em 125 mil anos, diz observatório europeu

"Estamos caminhando para o colapso global e de forma rápida", afirma pesquisadora do Inpe

08 novembro 2023 - 18h32Caroliny Anache, com G1 Notícias

Cientistas do observatório europeu Copernicus anunciaram nesta quarta-feira (8) que 2023 deve terminar como o ano mais quente em 125 mil anos. Os dados mostram que o último mês de outubro foi o mais quente do mundo nesse período, superando o de 2019, que tinha registrado o maior índice até então. Segundo o Serviço de Mudanças Climáticas Copernicus (C3S), da União Europeia, o recorde ainda foi batido com uma larga diferença, de 0,4 graus Celsius.

Ainda segundo o observatório europeu, o mês de outubro de 2023 quebrou uma série de recordes:

- Foi o mais quente já registrado em nível mundial, com uma temperatura média do ar à superfície de 15,30°C, 0,85°C acima da média de outubro de 1991 a 2020 e 0,40°C acima do outubro mais quente anterior, em 2019.

- A anomalia da temperatura global para outubro de 2023 foi a segunda mais alta em todos os meses do conjunto de dados ERA5, atrás de setembro de 2023.

- O mês como um todo foi 1,7°C mais quente do que uma estimativa da média de outubro para 1850-1900, o período de referência pré-industrial.

Efeito estufa e El Niño

O calor é o resultado das contínuas emissões de gases com efeito de estufa, combinadas com o El Niño, que aquece as águas superficiais no leste do Oceano Pacífico. Para Luciana Gatti, pesquisadora especialista em emissões de carbono do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), "apesar de sabermos de tudo que está acontecendo, as emissões de gases aumentam todos os anos" e acrescenta que "a humanidade sabe que isso está acontecendo e as emissões não só não diminuem como aumentam. O ser humano está caminhando para a catástrofe conscientemente".

Ao analisar a série histórica, ela destaca que as emissões diminuíram apenas durante a pandemia de Covid, mas apenas porque o mundo parou. "Estamos caminhando para o colapso global e de forma rápida. Acho que isso que estamos vendo é a aproximação desse colapso. Não é à toa que estamos vendo o El Niño anômalo. É suicídio coletivo", enfatiza.

O meteorologista Giovani Dolif, do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), ligado ao Ministério da Ciência, faz um alerta no mesmo sentido.

Ele explica que o El Niño e a dinâmica da temperatura dos oceanos são independentes do que ocorre na atmosfera e, por isso, é necessário que a sociedade controle o que está ao seu alcance: ou seja, reduza a emissão de gases que faz com que a Terra fique mais quente.

"A combinação de um oceano mais quente com a alta crescente do calor na atmosfera causou o que estamos vendo agora. É preciso controlar as emissões de gases para que a gente não tenha, na soma desses dois eventos, recordes de calor como o que estamos vivendo", comenta.

Comparação com os 125 mil anos

A explicação para a comparação com os 125 mil anos está na paleoclimatologia, segundo Dolif. São usados métodos que não têm precisão temporal, mas que permitem estimar uma certa época com a simulação do comportamento da atmosfera para climas passados.

"Essa conclusão se baseia em observações de estações meteorológicas, em modelos informáticos complexos do sistema climático e em registros do clima muito antigos a partir de núcleos de gelo e anéis de árvores, por exemplo", destaca.

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Feriado será de muito sol e tempo seco em MS
Clima
Feriado será de muito sol e tempo seco em MS
Preparados? Onda de frio derruba temperaturas para 0°C em MS semana que vem
Clima
Preparados? Onda de frio derruba temperaturas para 0°C em MS semana que vem
Sol raiou em Campo Grande
Clima
Pré-feriado terá calor de 32°C e baixa umidade em Mato Grosso do Sul
Tempo amanheceu ensolarado
Clima
Clima segue com manhã amena e calor no período da tarde em MS
Tempestade pode chegar 'do nada' em algumas regiões de MS neste domingo
Clima
Tempestade pode chegar 'do nada' em algumas regiões de MS neste domingo
Sábado tem sol entre nuvens e previsão de tempestade em MS
Clima
Sábado tem sol entre nuvens e previsão de tempestade em MS
Céu azul, mas de tempo fresco em Campo Grande
Clima
Feriado de Santo Antônio promete clima ameno e tempo estável na Capital
Foto: Pixabay
Clima
Menor temperatura registrada no Estado nesta madrugada foi de 5,7°C
Tempo amanheceu ensolarado
Clima
Dia dos Namorados será marcado pelo tempo ameno, mas com sol em MS
Mesmo com sol aparecendo, clima é de frio em Campo Grande
Clima
Manhãs frias persistem, mas sol aparece no decorrer da quarta-feira em MS

Mais Lidas

Hospital Regional de Coxim
Interior
Homem é esfaqueado por cantor sertanejo após dar carona em Coxim
Rio Ivinhema, entre os municípios de Ivinhema e Nova Andradina
Interior
Médica pula de ponte e desaparece no rio Ivinhema
Corpo de médica que pulou de ponte no Rio Ivinhema é encontrado pelos bombeiros
Polícia
Corpo de médica que pulou de ponte no Rio Ivinhema é encontrado pelos bombeiros
Ele estava armado com uma garrafa ainda
Polícia
AGORA: Suspeito invade base da GCM com faca e é baleado no Jóquei Club