Menu
Menu
Busca terça, 08 de julho de 2025
Clima

Com altas temperaturas Campo Grande bate recorde entre as capitais brasileiras

Meteorologista afirma que sistema de alta pressão influencia na temperatura e na escassez de chuva

28 janeiro 2019 - 15h54Mauro Silva    atualizado em 28/01/2019 às 16h38

Nos últimos dias Mato Grosso do Sul tem registrado altas temperaturas neste verão e, para se ter uma idéia Campo Grande foi a capital mais quente de todo o país ao registrar 37,5°C e sensação térmica de 43°C na última quarta-feira (23). Conforme meteorologistas, as altas acontecem devido ao sistema de alta pressão nos médios níveis da atmosfera do nosso estado, o que aumenta as temperaturas. De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima – Semagro (CEMTEC/MS), Franciane Rodrigues, este fenômeno dificulta as formações das chuvas generalizadas.

Franciane aponta que, em janeiro do ano passado, de 28 municípios monitorados pelo CEMTEC dez chegaram a superar a média histórica do mesmo período de 2017. “Houve chuvas bem distribuídas em todas as regiões com as temperaturas mantendo dentro da média. Este mês a situação segue bem diferente. O sistema de alta pressão que predominaram todo o estado praticamente reduziu o potencial das chuvas”, aponta a meteorologista.

A especialista afirma que o sistema de alta pressão não é comum nessa época do ano e dificulta a formação das chuvas no Mato Grosso do Sul. “Atrelado as altas temperaturas, ocorrem chuvas localizadas que rompem o bloqueio e provocam chuvas localmente fortes, raios e até granizo”, alertou.

Moradores da capital sentem na pele a falta de chuva e reclamam do calor

Este ano apenas Nova Andradina está acima da media com até 60% do esperado para o mês nos municípios. Conforme a coordenadora do CEMTEC/MS a estimativa é que o tempo mude a partir do domingo (27), pois existe a possibilidade de  chuva forte em pontos isolados na região pantaneira. E na segunda-feira (28) segue com possibilidade de chuva para todas as áreas, porém na terça (29) o clima volta a ficar quente, seco e elevadas temperaturas.

O mototaxista, Maicol Spohr da Silva, 35 anos, que trabalha nas ruas de Campo Grande, afirma que não é fácil enfrentar os dias quentes que assolam a capital nas últimas semanas. “A cada dia o calor aumenta e as chuvas somem. Como eu trabalho o dia todo na rua uso protetor solar fator 50, pois tenho uma pele muito clara”, disse.

Maicol disse que também toma muita água para evitar a desidratação, já que perde muito líquido durante a jornada intensa de trabalho sob o sol.

Durante o fim de semana, as temperaturas deram uma amenizada, mas voltam a subir a partir desta segunda-feira (28). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem marcar até 34°C, na quinta-feira (31).

Reportar Erro
Sebrae Encontro de Lideres

Deixe seu Comentário

Leia Também

Céu com poucas nuvens em Campo Grande
Clima
Frio dá 'até logo' e máximas seguem subindo nesta segunda em MS
Céu aberto e com sol neste domingo
Clima
Calor vai ganhando espaço e máximas já rondam os 30°C em MS no domingo
Tempo amanheceu bem gelado em Campo Grande
Clima
Sábado é de manhã fria, mas com máximas subindo cada vez mais em MS
Tempo amanheceu levemente nublado
Clima
Primeiro sextou de julho deve ter tempo firme, mas 'friozinho' pela manhã em MS
Mato Grosso do Sul registrou 3,1°C nesta madrugada
Clima
Mato Grosso do Sul registrou 3,1°C nesta madrugada
Céu azul, mas de tempo fresco em Campo Grande
Clima
Mesmo com manhãs frias, tempo deve esquentar nesta quinta em MS
Sarayut Thaneerat - Getty Images
Clima
Chuvas ficam acima da média histórica em 27 municípios de MS em junho
Tempo ainda amanheceu frio em Campo Grande
Clima
Xô, frio! Temperaturas voltam a subir a partir desta quarta-feira em MS
Dia começou nublado em Campo Grande
Clima
Frio continua nesta terça-feira e julho inicia com tempo estável em MS
Mtur Destinos/Flickr/CC0
Clima
Corumbá foi a cidade mais fria do estado nesta madrugada

Mais Lidas

Alfredo Henrique foi preso em flagrante
Interior
JD1TV: 'Perdoei meu irmão, porque minha mãe perdoaria', desabafa jovem após morte de Michely
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Polícia
Rapaz é executado com 15 tiros e requintes de crueldade no Jardim Centenário
Depac Cepol, em Campo Grande, onde o caso foi registrado
Polícia
Pais encontram filho morto dentro de casa após estranhar sumiço na Vila Margarida
JD1TV: Homem cai de cachoeira ao pedir a namorada em casamento
Polícia
JD1TV: Homem cai de cachoeira ao pedir a namorada em casamento