Menu
Menu
Busca terça, 14 de abril de 2026
Sebrae IA #1 Abr26
Clima

Com altas temperaturas Campo Grande bate recorde entre as capitais brasileiras

Meteorologista afirma que sistema de alta pressão influencia na temperatura e na escassez de chuva

28 janeiro 2019 - 15h54Mauro Silva    atualizado em 28/01/2019 às 16h38

Nos últimos dias Mato Grosso do Sul tem registrado altas temperaturas neste verão e, para se ter uma idéia Campo Grande foi a capital mais quente de todo o país ao registrar 37,5°C e sensação térmica de 43°C na última quarta-feira (23). Conforme meteorologistas, as altas acontecem devido ao sistema de alta pressão nos médios níveis da atmosfera do nosso estado, o que aumenta as temperaturas. De acordo com a coordenadora do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima – Semagro (CEMTEC/MS), Franciane Rodrigues, este fenômeno dificulta as formações das chuvas generalizadas.

Franciane aponta que, em janeiro do ano passado, de 28 municípios monitorados pelo CEMTEC dez chegaram a superar a média histórica do mesmo período de 2017. “Houve chuvas bem distribuídas em todas as regiões com as temperaturas mantendo dentro da média. Este mês a situação segue bem diferente. O sistema de alta pressão que predominaram todo o estado praticamente reduziu o potencial das chuvas”, aponta a meteorologista.

A especialista afirma que o sistema de alta pressão não é comum nessa época do ano e dificulta a formação das chuvas no Mato Grosso do Sul. “Atrelado as altas temperaturas, ocorrem chuvas localizadas que rompem o bloqueio e provocam chuvas localmente fortes, raios e até granizo”, alertou.

Moradores da capital sentem na pele a falta de chuva e reclamam do calor

Este ano apenas Nova Andradina está acima da media com até 60% do esperado para o mês nos municípios. Conforme a coordenadora do CEMTEC/MS a estimativa é que o tempo mude a partir do domingo (27), pois existe a possibilidade de  chuva forte em pontos isolados na região pantaneira. E na segunda-feira (28) segue com possibilidade de chuva para todas as áreas, porém na terça (29) o clima volta a ficar quente, seco e elevadas temperaturas.

O mototaxista, Maicol Spohr da Silva, 35 anos, que trabalha nas ruas de Campo Grande, afirma que não é fácil enfrentar os dias quentes que assolam a capital nas últimas semanas. “A cada dia o calor aumenta e as chuvas somem. Como eu trabalho o dia todo na rua uso protetor solar fator 50, pois tenho uma pele muito clara”, disse.

Maicol disse que também toma muita água para evitar a desidratação, já que perde muito líquido durante a jornada intensa de trabalho sob o sol.

Durante o fim de semana, as temperaturas deram uma amenizada, mas voltam a subir a partir desta segunda-feira (28). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os termômetros podem marcar até 34°C, na quinta-feira (31).

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Foto: Sarah Chaves/JD1
Clima
Sol aparece, mas chuva ainda pode cair nesta terça em MS
MS tem previsão de tempestades e ventos intensos nesta segunda
Clima
MS tem previsão de tempestades e ventos intensos nesta segunda
Apesar de sol, Campo Grande pode ter chuva
Clima
Domingo terá sol, aumento de nuvens e risco de tempestades em MS
Tempo instável deve permanecer em boa parte de MS
Clima
Tempo instável marca o sábado em MS, com risco de chuva forte e tempestades
Foto: Reprodução
Clima
MS tem sol, vento forte e chance de chuva isolada nesta sexta
Divulgado resultado preliminar para coveiro, pedreiro e técnico em refrigeração na Capital
Clima
Divulgado resultado preliminar para coveiro, pedreiro e técnico em refrigeração na Capital
Campo Grande terá quinta-feira mais amena com chance de chuva
Clima
Campo Grande terá quinta-feira mais amena com chance de chuva
Foto: Sarah Chaves
Clima
Campo Grande registra maior volume de chuva em MS nas últimas 24h
Frente fria muda o tempo e traz chuva nesta quarta-feira em MS
Clima
Frente fria muda o tempo e traz chuva nesta quarta-feira em MS
Céu ficou encoberto durante a tarde toda em Campo Grande
Clima
Chuva anuncia chegada de frente fria e dia 'vira noite' na Capital

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
UPA Coronel Antonino
Polícia
Após ser liberado da UPA, homem volta a passar mal e morre em Campo Grande
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande