Menu
Menu
Busca sábado, 31 de janeiro de 2026
Clima

Dezembro já acumula mais de 60% da chuva registrada em novembro em Campo Grande

O volume em duas semanas já passa da metade do registrado no último mês na Capital; a cidade de Corumbá já tem o dobro do volume

16 dezembro 2025 - 11h24Sarah Chaves

As chuvas registradas nas primeiras semanas de dezembro já colocam o mês como um dos mais intensos do semestre em Mato Grosso do Sul, especialmente quando comparadas ao volume acumulado em novembro. Dados do Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima (Cemtec), mostram que, em pouco mais de duas semanas de dezembro, diversas cidades já atingiram percentuais elevados e, em alguns casos, superiores ao total registrado ao longo de todo o mês anterior.

Em Campo Grande, o acumulado parcial de dezembro chega a aproximadamente 113 milímetros, impulsionado principalmente pela forte chuva registrada no dia 9, quando a Capital recebeu 86,4 mm em apenas 24 horas. O volume é considerado elevado para um curto intervalo de tempo e já representa mais de 60% do total de 181 mm registrados ao longo de todo o mês de novembro, quando a chuva foi mais frequente e melhor distribuída. A concentração em poucos episódios intensos tem causado transtornos pontuais, como alagamentos e danos à infraestrutura urbana.

A situação é ainda mais expressiva em Corumbá, onde os dados indicam que o município já ultrapassou 150 milímetros de chuva em dezembro, superando com folga o acumulado de novembro. O episódio mais significativo ocorreu também no dia 9, quando foram registrados 95,4 mm em 24 horas. Antes disso, o município já havia acumulado volumes relevantes, como 35,8 mm no dia 3, além de outros registros intermediários em diferentes estações de medição.

Em novembro, Corumbá encerrou o mês com cerca de 70 mm, menos da metade do que já choveu neste início de dezembro.

Outras cidades também aparecem com volumes expressivos neste começo de mês. Bela Vista lidera os registros pontuais, com 113,6 mm em 24 horas, seguida por Mundo Novo (88,4 mm), Inocência (70,4 mm) e Porto Murtinho, com acumulados significativos em diferentes dias. 

Diferentemente de novembro, quando as precipitações ocorreram de forma mais contínua ao longo do mês, dezembro tem sido marcado por eventos extremos.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sol e poucas nuvens em Campo Grande
Clima
Calor se intensifica e pode chegar a 36°C nesta sexta-feira em MS
Sol apareceu, mas tempo amanheceu com várias nuvens
Clima
Meteorologia mantém previsão de chuva em meio a calor nesta quinta em MS
Sol entre nuvens em Campo Grande
Clima
Quarta-feira promete clima instável com sol e chuva em Mato Grosso do Sul
Tempo amanheceu instável
Clima
Chuvas de verão podem trazer alívio no calor nesta terça-feira em MS
Tempo nublado e risco de chuva para Campo Grande
Clima
Segunda-feira começa quente, mas chuva pode aliviar calorão em MS
Sol brilhou logo pela manhã em Campo Grande
Clima
Domingou com muito sol e previsão de tempestade em Mato Grosso do Sul
Sábado será quente e com muito sol em MS
Clima
Sábado será quente e com muito sol em MS
Sol deu as caras logo pela manhã em Campo Grande
Clima
Sexta-feira promete ser calorenta e máxima atinge 39°C em cidades de MS
Calor volta a predominar em MS
Clima
Prepara o tereré! Calor deve aumentar e máximas podem beirar 40°C no fim de semana em MS
Muito sol previsto para o estado
Clima
Clima segue quente e MS deve ficar sem chuva nesta quinta-feira

Mais Lidas

Lucas estava desaparecido desde o dia 24
Polícia
Jovem desaparecido no Nova Lima é encontrado morto em área de mata
Confronto aconteceu no bairro Jardim Cerejeiras
Polícia
AGORA: Dois suspeitos de roubos morrem em confronto com o Choque em Campo Grande
Polícia Militar atendeu a ocorrência
Polícia
AGORA: Homem é morto com tiro na cabeça no Jardim Centro Oeste
Alyson morreu após receber golpes de faca
Polícia
Suspeito de assassinar Alyson é preso cometendo furto com irmão em Campo Grande