Menu
Menu
Busca segunda, 16 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Clima

Incrível! Tempestade de areia 'engole' Serra do Amolar em Corumbá

Mato Grosso do Sul foi o Estado mais quente desta sexta-feira, segundo Inmet

30 dezembro 2023 - 09h10Luiz Vinicius     atualizado em 30/12/2023 às 09h18

Durante a sexta-feira (29), uma tempestade de areia se formou na região da Serra do Amolar, em Corumbá - a 426 quilômetros de Campo Grande. Esse fenômeno foi provocado por uma forte e grande instabilidade oriunda do Paraguai e avançou para Mato Grosso do Sul, provocando além dessa situação, tempestade que a cidade alagada.

A tempestade de areia foi presenciada por voluntários do Instituto Homem Pantaneiro, que visualizaram a cena e fizeram os registros. E para variar, Mato Grosso do Sul fechou a última sexta-feira do ano sendo o Estado mais quente do país.

O fenômeno começou a ser observado por volta das 19h30 na região de Acurizal, na Serra do Amolar. A grande área de instabilidade é formada por um conjunto de nuvens do tipo 'cumulonimbus' que se deslocam ao mesmo tempo. As fortes correntes de vento descendentes que saem destas nuvens provocam a "frente de rajada".

Estes ventos fortes atuando em uma grande área onde o solo estava seco, com poeira solta, levantaram a "cortina de poeira". A medida que a área de instabilidade avançava, empurrava o paredão de poeira em direção do Mato Grosso do Sul.

Ainda segundo informações do Climatempo, Porto Murtinho novamente registrou índices surpreendentes em relação ao calor e com máximas de 42,3°C. Ainda teve Aquidauana com 40,9°C, Água Clara com 40,7°C, Jardim com 40,3°C e Maracaju com 40,1°C.

Por outro lado, houve grande volume de chuva na região do Pantanal e principalmente em Aquidauana. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu cerca de 120 milímetros em apenas 2 horas e 162,4 milímetros em 3 horas. Tudo ocorreu entre 22h desta sexta e 1h da manhã deste sábado (30).

A média de chuva em Aquidauana em dezembro é de 192 milímetros, sendo assim, em apenas três horas, quase houve a totalidade esperada para o mês. Em Campo Grande choveu 13,6 milímetros neste período de 3 horas.

JD1 No Celular

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.

Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Tempo deve ficar estável nese domingo em Campo Grande
Clima
Com tempo estável, domingo terá sol forte e calor em Mato Grosso do Sul
Sol brilhou logo pela manhã em Campo Grande
Clima
Sábado será de sol com variação de nuvens e possibilidade de chuva isolada em MS
Tempo amanheceu ameno e nublado em Campo Grande
Clima
Chuvas podem dar trégua a partir desta sexta em Mato Grosso do Sul
Tempo nublado e chuvoso em Campo Grande
Clima
Instabilidade e chuvas seguem presentes em MS nesta quinta-feira
Feira de adoção terá filhotes de gatos resgatados neste sábado na Capital
Cidade
Feira de adoção terá filhotes de gatos resgatados neste sábado na Capital
Céu nublado indica chuva
Clima
Meteorologia não descarta chuvas ao longo desta quarta-feira em MS
Inmet mantém alerta de perigo para temporais em todo o país
Clima
Inmet mantém alerta de perigo para temporais em todo o país
Tempo segue nublado em Campo Grande
Clima
Clima deve ficar instável nesta terça em MS e chuvas não devem dar tréguas
Clima seguirá bastante instável em Campo Grande
Clima
Semana começa com promessa de chuvarada com ajuda de frente fria em MS
Dia começou nublado em Campo Grande
Clima
MS terá domingo quente e com chance de chuva à tarde

Mais Lidas

Jamile está internada na Santa Casa de Campo Grande
Polícia
Família pede doação de sangue para funcionária pública que perdeu a perna em atropelamento
Douglas Alves Mandu - Foto: Reprodução / Redes Sociais
Justiça
Justiça concede medida protetiva a menina estuprada por pastor com cargo na prefeitura
Imagem ilustrativa
Polícia
Funcionário encontra corpo em estado de decomposição em fazenda de delegado em MS
Imagem ilustrativa | Batalhão de Trânsito da Polícia Militar atuou na ocorrência
Polícia
Funcionária pública perde a perna após ser atropelada e motorista foge na Capital