Durante a sexta-feira (29), uma tempestade de areia se formou na região da Serra do Amolar, em Corumbá - a 426 quilômetros de Campo Grande. Esse fenômeno foi provocado por uma forte e grande instabilidade oriunda do Paraguai e avançou para Mato Grosso do Sul, provocando além dessa situação, tempestade que a cidade alagada.
A tempestade de areia foi presenciada por voluntários do Instituto Homem Pantaneiro, que visualizaram a cena e fizeram os registros. E para variar, Mato Grosso do Sul fechou a última sexta-feira do ano sendo o Estado mais quente do país.
O fenômeno começou a ser observado por volta das 19h30 na região de Acurizal, na Serra do Amolar. A grande área de instabilidade é formada por um conjunto de nuvens do tipo 'cumulonimbus' que se deslocam ao mesmo tempo. As fortes correntes de vento descendentes que saem destas nuvens provocam a "frente de rajada".
Estes ventos fortes atuando em uma grande área onde o solo estava seco, com poeira solta, levantaram a "cortina de poeira". A medida que a área de instabilidade avançava, empurrava o paredão de poeira em direção do Mato Grosso do Sul.
Ainda segundo informações do Climatempo, Porto Murtinho novamente registrou índices surpreendentes em relação ao calor e com máximas de 42,3°C. Ainda teve Aquidauana com 40,9°C, Água Clara com 40,7°C, Jardim com 40,3°C e Maracaju com 40,1°C.
Por outro lado, houve grande volume de chuva na região do Pantanal e principalmente em Aquidauana. Conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), choveu cerca de 120 milímetros em apenas 2 horas e 162,4 milímetros em 3 horas. Tudo ocorreu entre 22h desta sexta e 1h da manhã deste sábado (30).
A média de chuva em Aquidauana em dezembro é de 192 milímetros, sendo assim, em apenas três horas, quase houve a totalidade esperada para o mês. Em Campo Grande choveu 13,6 milímetros neste período de 3 horas.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Água Clara registra mais de 100 mm de chuva e lidera acumulados em MS

Semana começa com tempo instável e meteorologia volta a falar de chuva para MS

Domingo será de calorão, mas previsão não descarta chances de tempestades em MS

Fim de semana começa com tempo estável e previsão de calor em MS

Sexta-feira será quente e promete ter calor de 36°C em Mato Grosso do Sul

Capital registra queda de 63% nas notificações de dengue após implantação do Método Wolbachia

Calor volta a ficar mais intenso nesta quinta e chuvas ficam longe de MS

Meteorologia reforça instabilidade e mantém expectativa de chuvas para MS

Com tempo instável nesta terça, frente fria abre espaço para temporais em MS


Tempestade de areia surpreendeu quem estava no Pantanal (Reprodução/Redes Sociais)




