O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) criou o projeto ImpactaClima, que visa organizar o monitoramento das mudanças climáticas e de seus efeitos no território brasileiro.
A plataforma vai reunir e consolidar informações produzidas sobre o assunto por diferentes instituições de pesquisa, articulando os dados das instituições de pesquisa e integrando essas informações, para estabelecer um quadro mais amplo da evolução das mudanças climáticas no país.
Até março deste ano, os dados sobre clima, temperatura, atividades econômicas e características da população poderão ser acessados no portal do próprio ministério.
Inicialmente, ficarão disponíveis informações sobre o semiárido brasileiro, que abrange os estados do Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
O ImpactaBrasil também vai subsidiar gestores públicos e contribuir para a elaboração de políticas públicas que visem mitigar causas e os efeitos indesejados.
O projeto será coordenado por um comitê dos representantes do ministério, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, além de integrantes convidados de outros órgãos, como ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Regional.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Temperaturas passam dos 38°C em MS e umidade cai para 25%

Sem chance de chuva, quarta-feira terá mais um dia de calor intenso em MS

Homem que matou o padrasto a facadas em Campo Grande enfrenta júri popular

Calor se intensifica ainda mais nesta terça e temperaturas flertam com 40ºC em MS

Onda de calor em MS pode chegar a 39°C a partir de quarta-feira

Semana inicia com temperaturas altas, mas com leve risco de tempestade em MS

Domingo começa com sol, mas previsão indica tempestade à noite em Campo Grande

Fevereiro encerra com intenso calor e poucas chances de chuva em MS

Sistema de alta pressão impõe calor intenso de até 38°C em MS nesta sexta


Plataforma também vai ajudar na elaboração de polÃticas públicas para mitigação (Reprodução/Assessoria)



