Menu
Menu
Busca sexta, 26 de abril de 2024
Comportamento

Dia do Down: Cromossomo a mais é símbolo de amor e resistência

A data reforça que não há limites para os portadores da síndrome

21 março 2022 - 15h42Taynara Menezes    atualizado em 21/03/2022 às 16h09

Nesta segunda-feira (21) se comemora o Dia Internacional do Síndrome de Down, que agora, também é uma data nacional instituída no último dia 4. Pela primeira vez, o Brasil celebra o Dia Nacional do Síndrome de Down com intuito de trazer visibilidade, conscientização e quebrar preconceitos.

A síndrome do cromossomo do amor, como é conhecida, se desenvolve e é descoberta já na gravidez, com a presença de três cromossomos 21 ao invés de 2, ou seja, as pessoas down apresentam 47 cromossomos ao invés de 46, este a mais é denominado de ‘amor’ pela sensibilidade que eles transmitem.

Mesmo com a deficiência genética, as pessoas com down têm capacidade de desenvolver habilidades, autonomia e independência. A Associação Juliano Varela é suspeita em falar do assunto, há 28 anos eles proporcionam inclusão através de trabalhos sociais e educacionais para as famílias de portadores.

A assistente social, Elisangela de Jesus, 32 anos, trabalha na instituição há 7 anos. Em entrevista exclusiva ao JD1 Notícias, a profissional explicou como funciona todo o trabalho no local.

Tratamento

O acompanhamento começa desde o diagnóstico no ultrassom, a mãe é acolhida pela psicóloga e assistência social da instituição. Após o nascimento, a criança inicia tratamento da estimulação precoce.

“Os primeiros três anos são fundamentais para desenvolvimento de vida de qualquer criança para ter qualidade de vida. Então, a partir daqui começa o trabalho em conjunto entre a instituição e os pais em casa” explica.

Esses atendimentos ocorrem de 2 a 3 vezes na semana, após adquirir essa independência, eles são encaminhados para educação infantil para iniciar a alfabetização, em seguida vão para o ensino fundamental e EJA. Além, das atividades complementares que são natação, capoeira, dança, futsal e horta.

A profissional destaca ainda, a inclusão deles no mercado de trabalho por meio da instituição e de como eles são comprometidos e dedicados em tudo que fazem.

“Aqui eles aprendem a se sociabilizar para tudo, até mesmo para irem trabalhar. Temos alunos em banco, órgãos públicos e privados que foram encaminhados por nós e eles são super elogiados pelos patrões, pois são muito esforçados, daqui já saiu até chefe de cozinha” enfatiza orgulhosa do trabalho realizado.  

O trabalho continuo da equipe é mantido não só com os portadores, mas também com os pais. “Nós fazemos um acompanhamento completo, as mães participam de rodas de conversas, dividem experiencias, dores e aprendizados, temos uma equipe preparada para atender elas e trabalhar a aceitação, pois muitas levam tempo para aceitar as condições que o filho nasce” relata Elisangela.

Direitos

Os portadores da síndrome, tem direito a um salário mínimo dependendo da renda per capita da família, direito à moradia, passe de ônibus municipal, interestadual e descontos em passagens aéreas.

A própria instituição, através da assistência social, recorre em busca dos benefícios e auxilia a família. No mercado de trabalho eles tem a cota de deficiência, por lei, onde eles cumprem carga horária de meio período. 

"Eles trabalham apenas de manhã, porque eles precisam dessa interação e socialização, e isso eles tem aqui conosco no período vespertino. Nós visitamos as empresas que eles trabalham para acompanhar como está o desenvolvimento deles" explica a assistente social. 

Juliano Varela

Atualmente, a instituição atende cerca de 541 alunos matriculados, com aproximadamente 60 funcionários divididos nos dois prédios da associação promovendo programas para o pleno desenvolvimento das pessoas com Síndrome de Down, Espectro Autista e Microcefalia por meio de atendimento médico, ações de inclusão social e educacionais.

É uma instituição sem fins lucrativos e se mantem com recursos advindos de convênios de repasses financeiros com os poderes públicos Federais, Estaduais e Municipais, além das doações de pessoas físicas e jurídicas.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sucuri é encontrada morta na beira de rio em MS
Comportamento
Mais uma 'sucuri gigante' é encontrada morta boiando em rio de MS; assista
Homenagem ao Joca
Comportamento
Após morte de Golden, Capital terá manifestação em prol dos pets neste domingo
Ayrton Senna usou Honda NSX durante suas estadias em Portugal no início dos anos de 1990
Comportamento
Sonho de um fã! Honda de Ayrton Senna está à venda por R$ 3,1 milhões
Lideranças indígenas
Comportamento
Lideranças indígenas pedem demarcação de terra e respeito no Acampamento Terra Livre
Aeroporto
Comportamento
Brasil bate recorde de turistas em março
Número de demissões por justa causa aumentou
Comportamento
Número de demissões por justa causa aumentam no Brasil, aponta levantamento
Caramelo e Stivizinha
Comportamento
JD1TV: Animais de rua viram 'cãopanheiros' de serviço em atacadista e base da GCM da Capital
O evento reúne mais de 25 expositores, chopp artesanal e programação musical
Comportamento
'Torresmo Fest' volta a Campo Grande em junho
Advogado Octávio Augusto de Oliveira, de 29 anos
Comportamento
Paixão pela corrida une três gerações de uma família em campeonatos da Capital
Henrique ganha festa de aniversário suspresa
Comportamento
Surpresa! Paciente da Santa Casa ganha festa de aniversário da equipe hospitalar

Mais Lidas

Ronaldo Sorana
Entrevistas
JD1TV: Sicredi inaugura "super agência" na sexta
Carlos Teixeira, de 13 anos, morreu depois de ser vítima de bullying
Polícia
Depois de fazer bullying e matar adolescente, "coleguinhas" de escola fogem de SP
"Playboy da Mansão" Marcel Costa Hernandes Colombo, 31 anos, foi assassinado com tiros de pistola 9mm
Justiça
Após derrotas recursais, 'Jamilzinho' vai a júri pela morte de 'Playboy da Mansão'
Foto: Câmara Municipal
Política
Claudinho Serra desmente renúncia