Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Cultura

Carlos Alfeu e Jairo Lara abrem temporada do CenaSom com a estreia de 'Instrumental Polka-Choro'

24 abril 2014 - 10h16Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul abre nesta quinta-feira (24 de abril), às 20 horas, no Teatro Aracy Balabanian, a temporada 2014 do projeto CenaSom com os músicos Carlos Alfeu e Jairo Lara, que estreiam o show "Instrumental Polka-Choro". O evento tem duração aproximada de 80 minutos e classificação livre.

Com intensa atividade cultural o duo Carlos Alfeu e Jairo Lara, que conta com dois anos de formação, já se apresentou em renomados espaços culturais de Mato Grosso do Sul: Teatro Aracy Balabanian (Quarta Erudita - 2012), Projeto Sesc Cultural nas escolas (Sesc MS - 2012), Palácio Popular da Cultura (representando os artistas do Estado na entrega do V Kit Difusão Cultural - 2012), Estúdio 104 (2013) e o programa televisivo da EBC (Empresa Brasil de Telecomunicações), resultando em CD e DVD com peças autorais.

O trabalho dos violonistas se estende além dos tradicionais choros, modas e serestas típicas do repertório violonístico brasileiro. Embarca também em polcas paraguaias, baião, chamamés e sambas numa combinação de violão de 6 cordas e de 7 cordas em arrebatadoras interpretações, improvisos e temas próprios.

O espaço para a música autoral também é um dos grandes diferenciais desta formação e estará presente na apresentação no CenaSom, que contará ainda com as participações especiais do maestro Eduardo Martinelli (violão de 7 cordas) e Ivan Cruz (pandeiro e bandolim).

“Divulgando a música instrumental o duo tem o propósito de manter viva a raiz da nossa música brasileira e regional, além de apresentar uma nova tendência nesta área com composições que buscam a identidade sul-mato-grossense em gêneros variados”, explica Carlos Alfeu.

Formado em Música e Jornalismo, a relação de Carlos Alfeu com a música e o violão tem mais de dez anos. Passou por grandes mestres do instrumento até atingir a maturidade atual, mas ainda busca a utópica perfeição entre congressos, simpósios e apresentações de seus artigos em eventos da área. Já participou de shows com vários artistas regionais e apresentou-se recentemente em Ilha da Madeira, Portugal, tendo a música genuína brasileira como linha de frente.

Engenheiro Agrônomo, Jairo Lara tem uma carreira sólida em Mato Grosso do Sul. Considerado o primeiro a introduzir o violão de 7 cordas no estado, o músico tem na ponta dos dedos fraseados e improvisos que tornam dele referência no instrumento. Integrante do grupo Acaba, que tem como objetivo manter viva a cultura regional há mais de 20 anos, apresentou-se em Cuba em 1999.

Serviço

Os ingressos têm valores de R$ 15,00 e R$ 7,50 (meia-entrada), válida para estudantes, professores, doadores de sangue e idosos (acima de 60 anos), com a apresentação de seu respectivo comprovante.

Outras informações podem ser obtidas no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho. O telefone é 3317-1795.
Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Primeiro monumento restaurado, “O Aprendiz” é entregue nesta segunda
Cultura
Quem é? Músico de MS ganha cesta básica e tenta vendê-la nas redes sociais
Cultura
Beraldo no Beat lança "Promíscuo" em clima de romance intenso; assista
Cultura
Prefeitura retoma "Arte no Paço" com exposição "Pensa Mente"
Cultura
Começa hoje o evento virtual do Projeto Quatro Estações

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio