O cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu, durante cerimônia em Sintra, em Portugal, nesta segunda-feira (24), o prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura de língua portuguesa.
Apesar de ter recebido o prêmio só hoje, Chico foi premiado ainda em 2019, porém, o ex-presidente Bolsonaro se recusou a assinar a documentação necessária para que o artista recebesse o diploma.
"Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula", afirmou o cantor durante a cerimônia de entrega.
O presidente Lula também esteve presente na cerimônia, e afirmou que a entrega corrige um erro cometido pela gestão anterior. "Hoje, para mim, é uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019 e não foi”, comentou.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, comparou o cantor brasileiro com Bob Dylan, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2016.
Além de Buarque, devem receber o prêmio o escritor português Vitor Manuel de Aguiar e Silva, a moçambicana Paulina Chiziane e o brasileiro Silviano Santiago. Com isso, sobe para 6 o número de brasileiros laureados.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Carreta-palco percorre 40 cidades de MS com apresentações gratuitas a partir de segunda-feira

Nany People apresenta espetáculo em celebração aos 50 anos de carreira na Capital

Shopping recebe exposição internacional de dragões com entrada gratuita

Mais de 30 mil ingressos já foram vendidos para show do Guns N' Roses em Campo Grande

'O Agente Secreto' encerra campanha sem prêmios no Oscar 2026

'O Agente Secreto' e Wagner Moura podem ganhar o Oscar 2026 neste domingo

Feira de adoção, show sertanejo e cinema ao ar livre agitam sábado em Campo Grande

CBF define datas e horários dos jogos da 4ª fase da Copa do Brasil

Festival do Café e show de Ralf e Paraná estão entre as opções que agitam a Capital


Prêmio foi dado ao cantor ainda em 2019, porém, ex-presidente se recusou a assinar a documentação necessária para que ele recebesse o diploma ( Foto: REUTERS/Rodrigo Antunes)


