O cantor, compositor e escritor Chico Buarque recebeu, durante cerimônia em Sintra, em Portugal, nesta segunda-feira (24), o prêmio Camões, considerado o mais importante da literatura de língua portuguesa.
Apesar de ter recebido o prêmio só hoje, Chico foi premiado ainda em 2019, porém, o ex-presidente Bolsonaro se recusou a assinar a documentação necessária para que o artista recebesse o diploma.
"Conforta-me lembrar que o ex-presidente teve a rara fineza de não sujar o diploma do meu prêmio Camões, deixando espaço para a assinatura do nosso presidente Lula", afirmou o cantor durante a cerimônia de entrega.
O presidente Lula também esteve presente na cerimônia, e afirmou que a entrega corrige um erro cometido pela gestão anterior. "Hoje, para mim, é uma satisfação corrigir um dos maiores absurdos cometidos contra a cultura brasileira nos últimos tempos. Digo isso porque esse prêmio deveria ter sido entregue em 2019 e não foi”, comentou.
O presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, comparou o cantor brasileiro com Bob Dylan, ganhador do Prêmio Nobel de Literatura em 2016.
Além de Buarque, devem receber o prêmio o escritor português Vitor Manuel de Aguiar e Silva, a moçambicana Paulina Chiziane e o brasileiro Silviano Santiago. Com isso, sobe para 6 o número de brasileiros laureados.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 e acompanhe em tempo real todas as notícias. Para baixar no IOS, clique aqui. E aqui para Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York

Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina

Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'

Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro

Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado

Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão

Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025

Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital

Fim de semana tem clima natalino no ar, Sidney Magal e muito mais na Capital


Prêmio foi dado ao cantor ainda em 2019, porém, ex-presidente se recusou a assinar a documentação necessária para que ele recebesse o diploma ( Foto: REUTERS/Rodrigo Antunes)




