Segundo o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o termo choro foi a forma chorosa de se tocar as músicas estrangeiras no final do século XIX, chamado pelos apreciadores de "uma manifestação cultural de música de fazer chorar". Artistas como Pixinguinha e Altamiro Carrilho são nomes que fizeram parte do movimento. E é musicado pelo conjunto de bandolim, flauta, violão sete cordas, pandeiro, cavaquinho e clarinete em rodas.
A partir de hoje (29), o estilo passa a ser Patrimônio Cultural do Brasil, sendo reconhecido como parte da cultura e da história do país. A decisão foi unânime, tomada pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, presidido pelo Iphan.
O pedido foi feito pelo Clube do Choro de Brasília e Santos, e pelo Instituto do Choro do Rio de Janeiro por meio de um abaixo-assinado. O gênero será registrado no Livro das Formas de Expressão do Iphan, que reúne expressões artísticas no geral, como o frevo e a roda de capoeira.
“Significa que é um bem que dá orgulho, que representa a nação. É a primeira manifestação genuinamente brasileira anterior ao samba e que faz o nosso perfil, da alma profunda. Reúne influências da Europa, da África, cada região uma riqueza. Tudo isso se mistura e se transforma nesse ritmo”, disse o músico e presidente do Clube do Choro de Brasília, Henrique Lima Santos Filho, conhecido como Reco do Bandolim.
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Espetáculo 'Beije Seu Preto em Praça Pública' estreia com apresentações gratuitas em Campo Grande

Jovens talento da música representam MS em festival internacional em Pelotas

'O Agente Secreto' é indicado em quatro categorias e vai forte na briga pelo Oscar

Sesc Lageado oferece 300 vagas em cursos de música, dança e criação de vídeo

Novo filme de Karim Aïnouz é selecionado para o Festival de Berlim

Lauana Prado revela gravidez pouco depois do fim do relacionamento com Tati Dias

Feira, teatro e karaokê são opções de lazer para esse domingão

Sábado tem música, teatro e blocos de carnaval na Capital

Votação que define indicados ao Oscar termina nesta sexta


Choro é Patrimônio Cultural (Reprodução/Samba Carioca)


