Menu
Menu
Busca sábado, 12 de julho de 2025
Cultura

Cinema (d)e Horror exibe 'Vidas sem Destino' quarta no Centro Cultural

07 abril 2014 - 12h27Via Notícias MS
O projeto Cinema (d)e Horror, uma parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul e a Fundação de Cultura de MS, exibe na próxima quarta-feira (09), às 18h30, na sala Rubens Corrêa do Centro Cultural José Octávio Guizzo o filme “Vidas sem destino (Gummo)”. A entrada é franca e o filme tem classificação de 16 anos.

Famoso por seus filmes um tanto bizarros, o diretor Harmony Korine retrata histórias de grupos de adolescentes que moram em uma cidade que foi devastada por um furacão. A história se passa em Xenia, Ohio, uma cidade existente e que foi realmente atingida por um tornado em 1974. Mas grande parte das gravações foi feita em Nashville, Tennessee. O filme traz uma estética hiper-realista e ao mesmo tempo surreal e trata de temas variados como homofobia, prostituição, abuso sexual, eutanásia e racismo, além de possuir uma concepção niilista.

O cenário ao qual somos apresentados é o de uma cidade totalmente destruída e bagunçada, assim como a vida de todas as pessoas que vivem ali. A destruição, além de material, é psicológica. O tédio, comum a todos os adolescentes, no filme parece se destacar e se exacerbar ainda mais. Numa cidade pequena onde não há nada para fazer, esses indivíduos se perdem, tentando se encontrar.

O foco é uma dupla de garotos que passa o dia cheirando cola e andando pela cidade de bicicleta, armados, à procura de gatos para matar e vender. A violência do cenário apresentado e da situação de vida dos personagens vai sendo desvendada muitas vezes através de depoimentos (que dão um tom de documentário) por vezes chocantes. O filme não tem narrativa linear. Há certa tensão sempre em torno das histórias. É bizarro, engraçado, estranho: trash. Temos um freakshow.

A mediadora Adrielly Vilela, acadêmica do curso de Letras (UFMS), acredita que o debate pode ser incentivado pelos temas retratados no filme, como a violência dos jovens. A exemplo disso há a matança de gatos; o racismo, admitido por habitantes da cidade; a homofobia; a eutanásia e abuso sexual.

A violência expressa em algumas cenas, reflexo da estupidez e ignorância do homem, a imposição da lei do mais forte sobre o mais fraco e o machismo são retratados em uma cena em que um grupo de muitos homens e algumas poucas mulheres bebem cerveja e discutem sobre força bruta.

“E ao final destroem uma simples cadeira como prova de sua força. A imposição da força humana sobre os "mais fracos", mulheres, crianças e animais, sempre existiu. A partir desta cena é possível propor um debate e comparar com situações reais, como os rodeios e violência doméstica”, explica a mediadora.

Apesar de todo o lixo que assola “Vidas Sem Destino”, a trama é tida como “um tapa na cara da sociedade”, com suas mazelas e hipocrisias. Temos, enfim, a ternura: Bunny Boy, que é um garoto com orelhas de coelho que ronda a cidade sem ter uma fala sequer em nenhuma cena, apesar de também marginalizado, é a melhor representação de ternura existente no filme.

A trilha sonora também funciona como elemento importante com músicas que vão desde death e black metal, músicas rápidas e caóticas que se incorporam perfeitamente à atmosfera criada em Gummo até um clima mais melancólico, com Roy Orbinson e Buddy Holly.

Em seu sétimo ano de atividades do Cinema (d)e Horror, projeto coordenado pela professora doutora Rosana Cristina Zanelatto Santos, da UFMS e por Carol Sartomen, mestre em Estudos de Linguagens pela UFMS, geralmente conta com duas exibições mensais e a participação de graduandos e mestrandos da área de Letras da UFMS ou convidados especiais para as exibições e debates.

Serviço
Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 3317-1795 ou no Centro Cultural José Octávio Guizzo, que fica localizado na rua 26 de Agosto, 453, entre as ruas Calógeras e a 14 de Julho. Ficha técnica: Vidas sem Destino (Gummo) 1997; Direção e Roteiro: Harmony Korine. Duração: 97 minutos.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital
Cultura
Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes
Cultura
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira
Cultura
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS
Cultura
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS
Escolta está sendo realizada pela PRF
Cultura
JD1TV: Com escolta e videomonitoramento, elefanta 'Kenya' passa por Campo Grande
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta
Cultura
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade
Cidade
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade
Duo é composto por André X e Leca Harper
Cultura
BLX lança o EP 'Electrosounds' trazendo raízes sul-mato-grossenses à música eletrônica
Andréa Freire
Cultura
JD1TV: Com oficinas e cinema para todos, Bonito CineSur chega à sua terceira edição
Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS
Cultura
Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS

Mais Lidas

Pai foi preso pelo abuso seguido de morte
Interior
Pai estuprou a filha enquanto teve relação sexual com a esposa em Camapuã
A pequena morreu na manhã de hoje
Polícia
Bebê que morreu ao ser estuprada pelo pai sofria maus-tratos: 'infestação de piolhos e larvas'
Imagem Ilustrativa
Polícia
Mãe cadeirante vê bandidos atirarem na cabeça do filho que estava dentro do caixão
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol
Polícia
JD1TV: Motoqueiro tem cabeça arrancada por linha de cerol