Menu
Busca sábado, 26 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Cultura

CineMIS apresenta filmes com olhares sobre a contemporaneidade

11 maio 2014 - 05h48Via Notícias MS
De 12 a 16 de maio o “CineMIS Mostra Clube do CineClube” reunirá cinco cineclubes, com curadoria independente, que irão apresentar e debater filmes, trazendo diferentes temáticas e olhares sobre a contemporaneidade.

Os cineclubes a se apresentar são o Cineclube Aliança Francesa, Cinema e Utopia, Cine Cacos, Cinema (d)e Horror e Cineclube Transcine. Cada um trará seus temas ao evento fazendo dessa mostra uma atividade de reflexão e debate sobre a cultura contemporânea. Mais informações sobre a temática e atuação dos CineClubes podem ser encontradas junto às sinopses dos filmes.

O Cineclube Aliança Francesa vai apresentar e debater o filme "O Amante" do diretor Jean-Jacques Annaud e terá o professor Herbert Covre como debatedor. O Cineclube Cinema e Utopia trará o filme “Hannah Arendt” da diretora e roteirista alemã Margarethe Von Trotta, tendo como debatedor o cinéfilo Sebastião Lima. O Cineclube Cine Cacos exibirá o filme “Tudo Sobre Minha Mãe” do espanhol Pedro Almodóvar. O debate será conduzido pelo professor Aparecido Reis (Ciências Sociais/ UFMS) e Izabela Sanches (Acadêmica de Jornalismo / UFMS). O Cineclube Cinema (d)e Horror trará o filme “Elefante” de Gus Van Sant, o debatedor será Ravel Giordano Paz. Por fim, o Cineclube Transcine exibirá e debaterá o filme “Clube de Compra Dallas” do canadense Jean-Marc Vallée.

A mostra é uma oportunidade de assistir a bons filmes vindos de diferentes vertentes do cinema mundial e participar de debates com a presença de mediadores que irão conduzir reflexões acerca dos filmes apresentados. Na Mostra entre os cineastas consagrados estão Jean-Jacques Annaud, diretor de grandes sucessos do cinema mundial como “A Guerra do Fogo” (1981), “O Nome da Rosa” (1986), e “Sete Anos no Tibet” (1997). Annaud foi premiado com dois “César” (prêmio anual do cinema francês - César du cinéma), em 1981 por “A Guerra do Fogo”, e em 1986 pelo filme “O Nome da Rosa”. Um outro destaque é Gus Van Sant – recebeu a Palma de Ouro em Cannes em 2003, pelo filme apresentado na Mostra - Elefante, e teve duas indicações ao Oscar por melhor direção: “Gênio Indomável” (1997) e “Milk” (2007). Por fim, Pedro Almodóvar, que recebeu vários prêmios ao longo da carreira entre eles dois Oscar, dois Globo de Ouro, além de outros quatro prêmios no Festival de Cannes. Destaque para o filme a ser exibido “Tudo sobre Minha Mãe” que em 1999 recebeu o Oscar (Melhor Filme Estrangeiro), Globo de Ouro (Melhor Filme Estrangeiro), e os prêmios de “Melhor Diretor” e “Melhor Filme - Juri Popular” no Festival de Cannes.
Rota do Pantanal

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Cidade
Prefeitura libera apresentação de artistas de outros estados, na capital
Geral
Sexta-feira terá live de Gusttavo Lima e Daniel, Duda Beat e Nando Reis
Cidade
Mais de 5 mil aulas para 1º CNH foram realizadas de forma online em MS
Política
Chapa do PSDB quer “dar voz” a sociedade