Menu
Menu
Busca segunda, 15 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Cultura

Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro inicia temporada de apresentações de 2016

12 agosto 2016 - 16h12Notícias MS

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro começa no próximo dia 17 com encenações em 48 municípios do Estado. Na temporada 2016 estão previstas apresentações em teatros, espaços alternativos, ruas e praças do interior.

Por meio de edital, a Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul selecionou 10 espetáculos teatrais para adultos, infância e juventude,em três diferentes categorias: espaços adaptados ou alternativos que necessitem exclusivamente de recursos de iluminação cênica; espetáculos de rua ou circenses que possam ser apresentados em espaços abertos (ruas, praças, pátios de escolas, ginásios, quadras de esporte) e encenações para quaisquer espaços, desde que não necessitem exclusivamente de iluminação cênica.

Durante o circuito haverá apresentações na modalidade teatros e espaços cênicos Os Guardiões, do Teatral grupo de Risco, Cheiro de Chuva, do Núcleo Cena Viva (Dourados), Quem matou o morto?, da Cia Theastai (Dourados), Subcutâneo, do Teatro de Dois e Os malefícios do tabaco, do Grupo Identidade Teatral (categoria 1).

Já na categoria espetáculos de rua as atrações são Tekoha – Ritual de Vida e Morte do Deus Pequeno, do Teatro Imaginário Maracangalha, Os Corcundas, do Circo do Mato Grupo de Artes Cênicas, Cadê?, do Instituto de Educação, Desenvolvimento Humano e Institucional e Tradicional Pocket Show, do Circo Le Chapeau.

Dentro da modalidade de espetáculo que possa ser apresentado em quaisquer espaços foi selecionada a peça E o meu cabelo arrepiou, da Cia. Maria Mole, de Corumbá.

“O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro nos dá um orgulho tremendo. Valoriza os nossos grupos e leva aos pequenos municípios, sem muita tradição de atividades culturais intensas, novas oportunidades culturais. O público ganha a possibilidade de assistir uma atração teatral gratuita e os artistas a viabilidade de conhecer lugares, pessoas e ampliar seus processos criativos. Um intercâmbio que é importante para a valorização da nossa identidade”, avalia o secretário de Cultura, Turismo, Empreendedorismo e Inovação, Renato Roscoe.

Projeto

O Circuito Sul-Mato-Grossense de Teatro divulga as produções do Estado e estimula a cultura. Fomenta a formação de plateia e o surgimento de novos grupos por meio de ações alternativas, pesquisas e intercâmbios entre os participantes.

De acordo com o coordenador do Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, Márcio Veiga, o projeto já passou por 60 cidades e contemplou um público aproximado de 85 mil pessoas. Ao todo 42 grupos teatrais encantaram os participantes em 275 apresentações. “O Circuito possibilitou uma melhor visualização do que é produzido no Estado, já que muitas peças não são vistas no interior por falta de espaços. O projeto aproxima o espetáculo da platéia”, explica.

“O projeto já é executado há alguns anos. Porém, nesta gestão ele foi intensificado. Chegaremos nesta edição a 48 municípios. Além disso, todos os espetáculos foram selecionados por edital aberto, transparente, com ampla atuação do setorial na definição das diretrizes”, acrescenta o secretário Renato Roscoe.

A entrada para todos os espetáculos é franca. Outras informações no Núcleo de Teatro da Fundação de Cultura, que fica no Memorial da Cultura e da Cidadania, na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, quarto andar, no Centro, ou pelos telefones (67) 3316-9172 ou 3316-9173.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Além das compras, a programação natalina da Feira Central está recheada de eventos culturais,
Cultura
Feira Central terá horário especial de fim de ano; confira
Domingo tem violada e festa dos discos em Campo Grande
Cultura
Domingo tem violada e festa dos discos em Campo Grande
Peter Greene tinha 60 anos
Cultura
Peter Greene, ator de Pulp Fiction, é encontrado morto em Nova York
Ana Paula Valadão se apresenta com repertório natalino
Cultura
Fim de semana tem Ana Paula Valadão, encontro de violeiros e programação natalina
Adriel Santos, é percussionista, baterista e engenheiro de áudio autodidata
Cultura
Jack Mourão recebe Adriel Santos na 4ª edição do 'Sala de visita#expandida'
Lobão é um dos confirmados para o evento
Cultura
Araruna Fest reúne Lobão e artistas do rock no Bosque Expo no dia 11 de dezembro
Neste sábado, o clima de Natal toma conta de Campo Grande
Cultura
Agenda: Oficina de gorro e abertura do natal na Praça Ary Coelho são destaques deste sábado
Evento acontecerá a partir das 16h
Cultura
Arte circense leva espetáculo gratuito e oficina para a criançada na Praça do Leão
Foto: Daniel Reino/Setesc
Cultura
Festival da Melhor Idade premia melhores coreografias de 2025
As propostas poderão ser enviadas até 7h44 do dia 18 de dezembro de 2025
Cidade
Com orçamento de R$ 8,9 milhões, licitação para reforma do CEM é aberta na Capital

Mais Lidas

Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Leonir foi preso pelo feminicídio da companheira
Polícia
Preso pelo feminicídio de Angela deixa hospital e vai para prisão em Campo Grande
SUV ficou completamente destruída no acidente
Trânsito
Mulher e criança morrem em grave acidente entre três veículos na BR-487, em Itaquiraí