Menu
Menu
Busca domingo, 29 de junho de 2025
Governo Incendios - Jun25
Cultura

Festival de Inverno de Bonito amplia espaços, atrações e celebra Manoel de Barros

12 julho 2012 - 10h16Edemir Rodrigues

Este ano, o 13º Festival de Inverno de Bonito ampliou os espaços para público devido ao aumento de visitantes a cada edição. O palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações, com artistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo na Rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas de Manoel de Barros.

As primeiras atrações confirmadas para o 13º Festival de Inverno de Bonito foram os artistas do estado selecionados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul: Karina Marques, Jerry Espíndola e Beatles Maníacos, na quinta-feira, 26 de julho; banda Naip, na sexta, 27 de julho e Maria Cláudia e Marcos Mendes no sábado, 28 de julho. Eles se apresentam no Palco Fala Bonito.

Os selecionados na área de dança, teatro e circo se apresentam no Palco das Águas, que também fica na Praça da Liberdade: "Maria, Madalena", espetáculo de dança do Conectivo Corpomancia e “Os Corcundas”, peça teatral do Circo do Mato, se apresentam na quinta (26 de julho); na sexta (27 de julho) a Cia. Isa Yasmin de Dança apresenta o espetáculo “Dançar, Pulsar”; no sábado (28 de julho) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com a peça “Tekoha Ritual de vida e morte do Deus pequeno”.

Os artistas nacionais se apresentam tanto no Palco Fala Bonito quanto na Grande Tenda, maior espaço de apresentações do Festival de Inverno: no dia 25 (quarta) as atrações são Sérgio Reis (Fala Bonito) e Alcione (Grande Tenda); dia 26 (quinta) é a vez de Maria Rita (Grande Tenda); 27 de julho (sexta) se apresentam Nando Reis (Fala Bonito) e Monobloco (Grande Tenda); no sábado, 28 de julho, encerram a noite Roberta Sá (Fala Bonito) e O Rappa (Grande Tenda).

Manoel de Barros
O túnel temático do Festival de Inverno de Bonito de 2012 faz justa homenagem a um dos maiores poetas contemporâneos: Manoel de Barros. Se em edições anteriores o evento abordou temas como a terra, as águas, a fauna e a flora pantaneira, dessa vez a poesia ganha o espaço para que o público visitante possa “sonhar acordado”, percorrendo um espaço mágico, de sonhos, lúdico e poético, como se navegasse em um cosmo imaginário.

Ele não será apenas um túnel contemplativo. O visitante não passará imune ao conteúdo que recheia esse espaço, repleto de poemas, desenhos e informações do universo mágico e profundo do poeta.

São 100 metros de comprimento formados por uma estrutura em forro e madeira com 4,50m de altura por 7,0m de largura, em módulos a cada 5,0m. Nessa estrutura, com tecidos e vinis, serão montados flocos que se assemelham a nuvens e instalados 20 painéis com impressões de poemas e desenhos do poeta Manoel de Barros.

Todas as Artes
A exposição de Artes Plásticas contará com obras do paulistano Claudio Tozzi, que utiliza ícones visuais – parafusos, escadas, fragmentos de objetos, símbolos tropicais, espaços urbanos etc. – e os desconstrói, captando seus aspectos essenciais, revelando-se, desta forma, artista de elevado rigor formal, cuja obra transita por vertentes construtivas e conceituais.

A Galeria do Festival contará ainda com as mostras "Empapelando", instalação-interação e oficina de papel da artista plástica Fernanda Castanho e "Queda D'água", instalação e oficina de brinquedos com sucata, da arte-educadora Léo Stinghen.

Já a Galeria Bonito apresenta um panorama da produção artística produzida na cidade, com as artistas convidadas Alessandra Mastrogiovanni, Lenice Rocha e Neide Martins.

O auditório Kadweu, no Centro de Convenções de Bonito, será o palco das exibições de cinema e das oficinas de fotografia gratuitas, tudo organizado pela Fundação de Cultura. Diariamente será disponibilizado o Trenzinho, que levará o público até o local, gratuitamente.

A mostra da videomaker Gabi Dias contará com 25 curtas; já a mostra do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental contará com 7 exibições; a Mostra Manoel de Barros terá dois filmes apresentados e a mostra RUA - Registros Urbanos Audiovisuais, com videomakers diversos do estado, terá 22 exibições.

Nas ruas e praças a arte permanece ativa. Durante o 13º Festival de Inverno de Bonito artistas de rua prometem encantar o público levando espetáculos que interagem com as pessoas e apresentam a criatividade artística aliada à diversão. As performances não têm lugar certo para acontecer, estão programadas em vários pontos e podem acontecer simultaneamente com outras programações.

Mais espaços
O Pavilhão das Artes continua sendo o centro de integração do Festival. Com venda de artesanato, livraria, stands institucionais e pontos de encontro, abriga também trabalhos de artistas de Mato Grosso do Sul e até mesmo de fora do país.

O Ecocriança é o espaço voltado para as crianças do Festival. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura e a produção literária e plástica utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.

Via Notícias MS

Reportar Erro
Funlec - Matriculas

Deixe seu Comentário

Leia Também

Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS
Cultura
Seis sul-mato-grossenses são premiados no Festival Internacional de Dança de MS
MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação
Cultura
MS adere ao segundo ciclo da lei Aldir Blanc e mantém 100% de participação
Evento acontecerá na na Igreja Católica da Comunidade São Luiz Gonzaga
Cultura
3ª Roda Nacional de Violeiros celebra Dia da Música Caipira com shows e gastronomia na Capital
My Chemical Romance em 2022
Cultura
My Chemical Romance confirma retorno ao Brasil em fevereiro de 2026
ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande
Cultura
ONG promove arraial para beneficiar crianças carentes de Campo Grande
Festival de dança continua em Campo Grande
Cultura
Festival de Dança tem apresentações neste domingo em Campo Grande
Banho de São João
Cultura
"Não é só festa, é renovação de promessas", diz antropólogo sobre Banho de São João
Prepare o chapéu de palha, a roupa caipira e celebre a tradição junina
Cultura
Assembleia Legislativa realiza 3º 'Arraiá' com ações solidárias
Antenas podem ser substituídas
Cultura
Em MS, 41 mil famílias garantiram nova parabólica digital
João Gomes
Cultura
João Gomes é atração confirmada do MS ao Vivo em julho

Mais Lidas

Imagem Ilustrativa
Polícia
'Eu pedi para parar, chorando': Menino é estuprado por homem no Rita Vieira
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passado
Polícia
Suspeito teria matado o pai na Capital em razão de abusos sofridos no passado
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
Polícia
Rapaz com esquizofrenia mata próprio pai a facadas no Pedrossian
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande
Polícia
JD1TV: Adolescente é esfaqueada por colega durante briga na saída da escola em Campo Grande