Menu
Menu
Busca quarta, 16 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Cultura

Festival de Inverno de Bonito amplia espaços, atrações e celebra Manoel de Barros

12 julho 2012 - 10h16Edemir Rodrigues

Este ano, o 13º Festival de Inverno de Bonito ampliou os espaços para público devido ao aumento de visitantes a cada edição. O palco Fala Bonito terá o dobro de apresentações, com artistas de Mato Grosso do Sul e do Brasil. O pavilhão das Artes abrirá espaço para um lounge interativo na Rua Pilad Rebuá, com sofás, plantas e poemas de Manoel de Barros.

As primeiras atrações confirmadas para o 13º Festival de Inverno de Bonito foram os artistas do estado selecionados pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul: Karina Marques, Jerry Espíndola e Beatles Maníacos, na quinta-feira, 26 de julho; banda Naip, na sexta, 27 de julho e Maria Cláudia e Marcos Mendes no sábado, 28 de julho. Eles se apresentam no Palco Fala Bonito.

Os selecionados na área de dança, teatro e circo se apresentam no Palco das Águas, que também fica na Praça da Liberdade: "Maria, Madalena", espetáculo de dança do Conectivo Corpomancia e “Os Corcundas”, peça teatral do Circo do Mato, se apresentam na quinta (26 de julho); na sexta (27 de julho) a Cia. Isa Yasmin de Dança apresenta o espetáculo “Dançar, Pulsar”; no sábado (28 de julho) é a vez do Teatro Imaginário Maracangalha com a peça “Tekoha Ritual de vida e morte do Deus pequeno”.

Os artistas nacionais se apresentam tanto no Palco Fala Bonito quanto na Grande Tenda, maior espaço de apresentações do Festival de Inverno: no dia 25 (quarta) as atrações são Sérgio Reis (Fala Bonito) e Alcione (Grande Tenda); dia 26 (quinta) é a vez de Maria Rita (Grande Tenda); 27 de julho (sexta) se apresentam Nando Reis (Fala Bonito) e Monobloco (Grande Tenda); no sábado, 28 de julho, encerram a noite Roberta Sá (Fala Bonito) e O Rappa (Grande Tenda).

Manoel de Barros
O túnel temático do Festival de Inverno de Bonito de 2012 faz justa homenagem a um dos maiores poetas contemporâneos: Manoel de Barros. Se em edições anteriores o evento abordou temas como a terra, as águas, a fauna e a flora pantaneira, dessa vez a poesia ganha o espaço para que o público visitante possa “sonhar acordado”, percorrendo um espaço mágico, de sonhos, lúdico e poético, como se navegasse em um cosmo imaginário.

Ele não será apenas um túnel contemplativo. O visitante não passará imune ao conteúdo que recheia esse espaço, repleto de poemas, desenhos e informações do universo mágico e profundo do poeta.

São 100 metros de comprimento formados por uma estrutura em forro e madeira com 4,50m de altura por 7,0m de largura, em módulos a cada 5,0m. Nessa estrutura, com tecidos e vinis, serão montados flocos que se assemelham a nuvens e instalados 20 painéis com impressões de poemas e desenhos do poeta Manoel de Barros.

Todas as Artes
A exposição de Artes Plásticas contará com obras do paulistano Claudio Tozzi, que utiliza ícones visuais – parafusos, escadas, fragmentos de objetos, símbolos tropicais, espaços urbanos etc. – e os desconstrói, captando seus aspectos essenciais, revelando-se, desta forma, artista de elevado rigor formal, cuja obra transita por vertentes construtivas e conceituais.

A Galeria do Festival contará ainda com as mostras "Empapelando", instalação-interação e oficina de papel da artista plástica Fernanda Castanho e "Queda D'água", instalação e oficina de brinquedos com sucata, da arte-educadora Léo Stinghen.

Já a Galeria Bonito apresenta um panorama da produção artística produzida na cidade, com as artistas convidadas Alessandra Mastrogiovanni, Lenice Rocha e Neide Martins.

O auditório Kadweu, no Centro de Convenções de Bonito, será o palco das exibições de cinema e das oficinas de fotografia gratuitas, tudo organizado pela Fundação de Cultura. Diariamente será disponibilizado o Trenzinho, que levará o público até o local, gratuitamente.

A mostra da videomaker Gabi Dias contará com 25 curtas; já a mostra do FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental contará com 7 exibições; a Mostra Manoel de Barros terá dois filmes apresentados e a mostra RUA - Registros Urbanos Audiovisuais, com videomakers diversos do estado, terá 22 exibições.

Nas ruas e praças a arte permanece ativa. Durante o 13º Festival de Inverno de Bonito artistas de rua prometem encantar o público levando espetáculos que interagem com as pessoas e apresentam a criatividade artística aliada à diversão. As performances não têm lugar certo para acontecer, estão programadas em vários pontos e podem acontecer simultaneamente com outras programações.

Mais espaços
O Pavilhão das Artes continua sendo o centro de integração do Festival. Com venda de artesanato, livraria, stands institucionais e pontos de encontro, abriga também trabalhos de artistas de Mato Grosso do Sul e até mesmo de fora do país.

O Ecocriança é o espaço voltado para as crianças do Festival. O objetivo é desenvolver o gosto pela leitura e a produção literária e plástica utilizando a literatura regional também como um meio de fortalecer a conscientização ambiental através de oficinas práticas, estimulando no público infantil o interesse por atividades culturais.

Via Notícias MS

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

'The White Lotus', 'Ruptura' e 'Pinguim' estão entre séries mais indicadas ao Emmy 2025
Cultura
Emmy 2025: "Ruptura" lidera indicações; confira
Marcos e Belutti abrem o 18º Festival do Sobá
Cultura
Marcos e Belutti abrem o 18º Festival do Sobá
Foto: Unsplash
Cultura
Vencedores do Concurso de Poesias Oliva Enciso serão premiados em cerimônia na Capital
Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital
Cultura
Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes
Cultura
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira
Cultura
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS
Cultura
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS
Escolta está sendo realizada pela PRF
Cultura
JD1TV: Com escolta e videomonitoramento, elefanta 'Kenya' passa por Campo Grande
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta
Cultura
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade
Cidade
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade

Mais Lidas

Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
A vítima faleceu momentos depois do acidente
Polícia
JD1TV: Empresário morre durante acidente entre moto e caminhão em Amambai