Menu
Menu
Busca sábado, 05 de abril de 2025
Cultura

'Grupo Casa' lança coleção de livros para crianças neste domingo na Capital

Haverá contação de histórias para a criançada no período da manhã; a entrada é gratuita!

27 junho 2024 - 16h50Brenda Leitte

Neste domingo (30), a editora do Grupo Casinha lança a coleção de livros "Dramaturgias para Crianças Corajosas" com 4 livros. Atores da Companhia farão as contações das histórias e a banda cantará as músicas de cada livro. A entrada é gratuita!

Os livros que serão lançados são: "A Borboleta Mais Velha do Mundo", " A Ursinha Pelúcia", "Será Que Meu Pé Sabe" e "Dona Joaninha e o Eclipse Solar".

Considerada um dos cem perfis da Dramaturgia Contemporânea Brasileira em 2021 pelo Portal de Dramaturgia, há mais de 30 anos Ligia Prieto escreve poemas, poesias e histórias de ficção, mas é a primeira vez que suas histórias serão publicadas em livros físicos. As histórias já são conhecidas do público a partir dos espetáculos e das contações de histórias, o espetáculo "A Borboleta Mais Velha do Mundo", por exemplo, é vencedor do Prêmio de Estímulo ao Circo Funarte 2021.

Para traspor as dramaturgias criadas para o teatro em livros, Ligia reuniu uma equipe, em sua maioria, de mulheres criadoras, seja na ilustração, revisão ou impressão das obras. "Quando a gente cria as outras histórias, para além das histórias reais, sempre é alguma coisa de nós, que a gente acaba trazendo também, a partir da gente. Dona Joaninha e o Eclipse Solar, ela vem de um desejo da gente conseguir lidar com os fins, porque se a gente soubesse disso desde a infância, que as coisas acabam, a gente conseguiria ter uma adolescência e uma vida adulta muito melhor", explicou a escritora. 

Ao longo dos anos, as histórias encenadas no teatro ganharam versão também em PodCast, agradando as crianças e as mães delas também. A bióloga Thais tinha o hábito de ler para as filhas antes de dormir, um dia ela colocou a história da "Dona Joaninha e o Eclipse Solar" para tocar e depois disso todas as noites passaram a ser iguais.

"A gente brinca que ela gosta de dormir ao som da voz da Ligia, já que ouve as histórias contadas por ela e dorme, desde que tinha 6 meses de idade. A partir desse dia, o PodCast do Grupo Casinha virou meu aliado todas as noites", contou sobre a relação da história com a filha mais nova, Lívia Farias. A menina ainda completa dizendo o que ela mais gosta na história "Ela sai rebolando o bumbum, é legal, gostosa de ouvir".

Capas da Coleção Dramaturgias para crianças corajosas da ilustradora Raytcha

Outra história chamou atenção da filha mais velha de Thais, a atriz Talita Farias, de 12 anos. "Eu gosto muito da história da Ursinha Pelúcia, porque fala sobre um pai que não ficava muito com a filha e ele achava que só o fato de ele ser pai, ele já está fazendo o papel dele. Mas na verdade não. Ele percebe isso quando a filha dele some no meio da floresta e aí percebe que foi ele o que mais sentiu falta da filha. E aí ele começa a ser mais presente na vida da Ursinha".

Além das edições impressas, os livros também poderão ser encontrados em versão de ÁudioLivro. Este projeto foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, viabilizado através da Prefeitura Municipal de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

Serviço
Lançamento coleção de livros "Dramaturgias para Crianças Corajosas";
Domingo (30), às 10h;
O Grupo Casa - Rua Visconde de Taunay, 306.

 

JD1 Notícias

Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.

Reportar Erro
Camara Municipal Ab25 Jovem

Deixe seu Comentário

Leia Também

Divulgação -
Cultura
Gastronomia de MS ganha destaque em filme financiado pela Lei Paulo Gustavo
Matogrosso & Mathias
Cultura
Show com Matogrosso & Matias marca abertura da Expogrande nesta quinta
Cinemas e Streaming: Abril tem Minecraft, The Last of Us e Ainda Estou Aqui
Cultura
Cinemas e Streaming: Abril tem Minecraft, The Last of Us e Ainda Estou Aqui
Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores
Comportamento
Dua Lipa anuncia dois shows no Brasil; veja datas e valores
Bastidores do documentário "Coragem porque um é nenhum"
Cultura
Casa de Ensaio celebra 28 anos com exibição de documentário
Performance "SustentAção" do Núcleo Fuga!
Cultura
Performance "SustentAção" do Núcleo Fuga! ocupa ruas da Capital e Dourados
'Vingadores: Doomsday' teve elenco anunciado
Geral
Marvel anuncia elenco de "Vingadores: Doomsday" com retorno de X-Men
Artesãos são homenageados com a Medalha João Manoel da Silva na Câmara Municipal
Cultura
Artesãos são homenageados com a Medalha João Manoel da Silva na Câmara Municipal
Sem Fabios
Cultura
Cantor de MS lança EP 'De Bloco em Bloco' inspirado em Raça Negra e MC João
Tem também programações para a criançada
Cultura
Shopping oferece imersão histórica, cinema e programação inclusiva no fim de semana

Mais Lidas

Corpo de Bombeiros atendeu a vítima | Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente é esfaqueado pela namorada após mandar áudio para outra mulher na Capital
O veículo ficou com a frente completamente destruída
Polícia
JD1TV: Vereadores de Glória de Dourados sofrem acidente com carro oficial na Capital
Gilmar Olarte e Alcides Bernal -
Política
Juiz condena ex-vereadores e empresários por 'esquemão' que cassou Bernal
Corpos estavam em uma área alagada de uma propriedade rural
Interior
Corpos de adolescentes são encontrados em córrego de Sete Quedas