Menu
Menu
Busca quarta, 16 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Cultura

Mostra de Cinema Italiano é atração de outubro do CineMIS da Fundação de Cultura

10 outubro 2013 - 11h34Via Notícias MS
A Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul exibe de 14 a 18 de outubro (segunda a sexta), sempre a partir das 19 horas no Museu da Imagem e do Som, filmes gratuitos da Mostra Cinema Italiano. A mostra faz parte do projeto CineMIS e conta este mês com a parceria com Circolo Italiano Guglielmo Marconi.

Responsável pela escolha dos filmes da Mostra de Cinema Italiano do Cine MIS em março de 2012, Pietro Luigi é novamente curador este ano e selecionou filmes de importantes nomes do cinema italiano como Luchino Visconti, Bernardo Bertolucci e Vittorio de Sica, além de um representante das gerações mais novas, mas nem por isso menos talentoso, Nanni Moretti, que presidiu em 2012 o corpo de jurados do 65º Festival de Cannes.

A Mostra Cinema Italiano traz ao público uma seleção de filmes de várias gerações de diretores que vão desde a década de 1950 (“Belíssima” de Luchino Visconti), passando por 1960 (“Rocco e seus irmãos” de Luchino Visconti e “Antes da Revolução” de Bernardo Bertolucci) e 1970 (“Os Girassóis da Rússia” de Vittorio de Sica), chegando até 2006 (“O Crocodilo” de Nanni Moretti).

Embora as produções sejam de períodos diferentes, possuem uma qualidade reconhecida por meio de premiações internacionais: Luchino Visconti, vencedor de três estatuetas do Oscar de Melhor filme estrangeiro, um deles com “Ladrões de Bicicleta”, um dos filmes mais importantes do neorealismo italiano; Outro destaque é Bernardo Bertolucci, com três indicações ao Oscar, tendo ganhado uma estatueta com “O último imperador” (1987), cuja obra mais famosa é o filme “Último tango em Paris” (1972).

Os filmes apresentados dão um panorama da produção italiana pouco conhecida do grande público, mas nem por isso menos importante. Nos filmes mais antigos como “Belíssima” (1951) e “Rocco e seus irmãos” (1960) há a estética do movimento neorealismo italiano, que propunha uma representação fidedigna da sociedade em crise no pós-guerra e de temática engajada. Já os filmes “Antes da Revolução” (1964) e “Os Girassóis da Rússia” representam um período diferente, da revolução sexual e da contra cultura, movimentos que mudaram os rumos políticos, estéticos e sociais e são pano de fundo para o desenrolar dos roteiros. “O Crocodilo” (2006), que é o filme mais recente da mostra, é uma produção mais contemporânea e traz a crítica social aliada à comédia leve.

Confira os filmes que serão exibidos:

14 de outubro (segunda–feira)
Rocco e seus irmãos (Rocco e i suoi Fratelli) - A viúva Rosaria (Katina Paxinou) se muda de Milão para Lucania com seus quatro filhos. Vincenzo (Spiros Focás), o quinto filho, já vivia em Milão. A família enfrenta vários problemas de início, mas seus integrantes sempre buscam algo com o que se ocupar. Simone (Renato Salvatori) é boxeador, Rocco (Alain Delon) trabalha como faxineiro e Ciro (Max Cartier) apenas estuda. É quando surge Nadia (Annie Girardot), uma prostituta que tem um caso com Simone e também com Rocco, quando ele deixa o serviço militar. A disputa pela mesma mulher faz com que os irmãos entrem em conflito.
Direção: Luchino Visconti (Drama, 169min, 1960); Elenco: Alain Delon, Renato Salvatori, Annie Girardot.

15 de outubro (terça–feira)
Belíssima (Bellissima) - Um diretor de cinema esta selecionando uma atriz mirim para o filme que rodará na Cinecittà, em Roma. Atendendo ao anúncio, uma mãe cinéfila leva a menina para disputar o papel, mas a pequena Maria é feia e desajeitada. Ao ver os produtores caçoando da garota, a mãe, Madalena Cecconi, fica possessa e faz de tudo para que sua filha, a pequena Maria, torne-se estrela de cinema, e vença o concurso que apontará a protagonista do filme.
Direção: Luchino Visconti (Drama, 100min, 1951), Elenco: Anna Magnani, Walter Chiari, Tina Apicella.

16 de outubro (quarta–feira)
O Crocodilo (Il Caimano) - Completamente falido e enfrentando uma crise no casamento, o produtor de filmes B Bruno Bonomo (Silvio Orlando) decide apostar em um roteiro entregue a ele por Teresa (Jasmine Trinca), uma cineasta iniciante. Ele não se dá conta, a princípio, que a história é baseada na figura do primeiro-ministro italiano Silvio Berlusconi, o que vai tornar sua busca por recursos para completar a produção uma tarefa muito difícil.
Direção: Nanni Moretti (Comédia/Drama, 112min, 2006); Elenco: Silvio Orlando, Marguerita Buy, Elio De Capitani.

17 de outubro (quinta-feira)
Antes da Revolução (Prima della rivoluzione) - O filme trata da desilusão política da juventude dos anos 60. Decepcionado com o comunismo e consigo mesmo, Fabrizio, jovem italiano, renega a burguesia, mas não se rende ao movimento revolucionário, vivendo um amor turbulento com sua tia.
Direção: Bernardo Bertolucci (Drama, 112min, 1964); Elenco: Francesco Barilli, Adriana Asti, Cristina Pariset.

18 de outubro (sexta–feira)
Os Girassóis da Rússia (I Girasoli) - Ao fim da Segunda Guerra Mundial Giovanna (Sophia Loren) se recusa a aceitar que o marido (Marcello Mastroianni) tenha morrido em combate na Rússia. Ela decide então viajar em busca de seu paradeiro. Das paisagens russas (até então pouco vistas em produções ocidentais) à trilha sonora de Henry Mancini, passando pela presença de duas grandes estrelas do cinema italiano, “Os Girassóis da Rússia” carrega a marca dos espetáculos épicos e grandiosos.
Direção: Vittorio de Sica (Drama, 101min, 1970); Elenco: Sophia Loren, Marcello Mastroianni, Lyudmila Saveleyva.

Serviço
A Mostra Cinema Italiano do CineMIS acontece de 14 a 18 de outubro (segunda a sexta) sempre a partir das 19 horas no Museu da Imagem e do Som, que fica na Avenida Fernando Correa da Costa, 559, Memorial da Cultura, 3º andar. Outras informações pelo telefone (67) 3316-9178 ou pelo e-mail mis@fcms.ms.gov.br. A entrada é gratuita.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

'The White Lotus', 'Ruptura' e 'Pinguim' estão entre séries mais indicadas ao Emmy 2025
Cultura
Emmy 2025: "Ruptura" lidera indicações; confira
Marcos e Belutti abrem o 18º Festival do Sobá
Cultura
Marcos e Belutti abrem o 18º Festival do Sobá
Foto: Unsplash
Cultura
Vencedores do Concurso de Poesias Oliva Enciso serão premiados em cerimônia na Capital
Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital
Cultura
Sesc MS promove semana cultural com música, cinema e teatro na Capital
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes
Cultura
Festival Bonito CineSur anuncia programação completa com 63 filmes
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira
Cultura
JD1TV: Restaurante na Capital mistura tradição árabe e criatividade brasileira; confira
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS
Cultura
Plataforma digital reúne acervo inédito sobre cultura e economia criativa de MS
Escolta está sendo realizada pela PRF
Cultura
JD1TV: Com escolta e videomonitoramento, elefanta 'Kenya' passa por Campo Grande
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta
Cultura
Academia de Letras homenageia escritor pantaneiro Augusto César Proença nesta quinta
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade
Cidade
Capital abre inscrições para Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 126 anos da cidade

Mais Lidas

Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
A vítima faleceu momentos depois do acidente
Polícia
JD1TV: Empresário morre durante acidente entre moto e caminhão em Amambai
Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande