Em agosto o Palco Giratório do Sesc trará dois espetáculos em Campo Grande e junto das companhias teatrais, de São Paulo e do Rio Grande do Norte, a oportunidade de aprender sobre criação de espetáculos e musicalização. As oficinas serão realizadas um dia antes dos respectivos espetáculos e o investimento é de apenas R$ 15,00.
No dia 09 de agosto, Grupo Pândega de Teatro, de São Paulo, vai ministrar curso de duas horas e meia – das 14h às 16h30 – no Teatro de Bolso do Sesc Horto com foco na criação dramatúrgica. Para participar, é preciso ter pelo menos 16 anos de idade.
Os participantes vão experimentar e desenvolver alguns dos procedimentos de criação dramatúrgica e cênica utilizados na construção do espetáculo "Why the horse?", que será encenado no dia seguinte. Vão estudar a dramaturgia não textual, o estado de improvisação e o realismo grotesco, entre outros tópicos.
A coordenação é de Maria Alice Vergueiro, Fábio Furtado, Carolina Splendore, Robson Catalunha e Alexandre Magno, que se revezam durante a circulação. Na oficina serão trabalhados jogos de interpelação com a plateia, de versificação com mistura de fala e de canto, na busca da redescoberta da memória e da tradição enquanto alimento para o material orgânico e narrativo do ator que canta, dança e narra.
O Espetáculo Why The Horse? ou Por que o cavalo?, em português, será encenado nos dias 10 e 11 às 20 horas no Teatro Prosa. O trabalho da atriz e diretora Maria Alice Vergueiro teve como ponto de partida: Morrer em cena.
Musicalização
Outra oportunidade de aperfeiçoamento para os amantes do teatro será dia 15 de agosto, das 14h às 19 horas, com a oficina “Musicalização para atores e não-atores”, ministrada por Romero Oliveira e Mônica Danuta, da Cia. Pão Doce de Teatro, de Mossoró (RN). Neste caso, podem se inscrever participantes a partir de 12 anos de idade.
A proposta da oficina é iniciar o participante no universo da música, como complemento para o fazer teatral, propondo o desenvolvimento da prática musical a partir de exercícios contribuintes para a cena a partir da ludicidade
A companhia apresenta no dia 16 de agosto, às 19 horas, no Sesc Morada dos Baís, o Espetáculo A Casatória C’A Defunta que conta, de modo lúdico e divertido, as peripécias de quem já partiu desta vida para uma melhor e dos que ainda respiram por esses ares. Cinco atores em “pernas-de-banco” levam a magia para as ruas a partir da história do medroso Afrânio, que está prestes a casar-se com a romântica Maria Flor, mas acidentalmente casa-se com a fantasmagórica Moça de Branco, que o conduz para o submundo. Lá, o jovem fará valorosos amigos e aprenderá uma grande lição, porém está disposto a não desistir do seu amor verdadeiro, mesmo que isto lhe custe a própria vida. O Espetáculo tem direção, cenário e figurino de Marcos Leonardo de Paula e Texto e Música originais de Romero Oliveira.
Serviço – Os ingressos para todos os espetáculos do Palco Giratório neste ano serão 1 kg de alimento não-perecível, voltado ao programa Sesc Mesa Brasil e deverão ser retirados antecipadamente no Sesc Morada dos Baís, que fica na Avenida Noroeste, 5140. Mais informações podem ser obtidas por meio do telefone 3311-4300. O Teatro Prosa do Sesc Horto está localizado na rua Anhanduí, 200.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: Documentário sobre sobá será exibido na Feira Central nesta quarta-feira

Cidade da Páscoa inaugura nesta sexta-feira nos altos da Afonso Pena

Semana do teatro e circo apresentará peças gratuitas por 3 dias na Capital

Feira com participação de artesãos indÃgenas segue aberta

Com mais um dia de festa, Festival de Inverno de Bonito acontecerá em agosto

Com mais de 150 artesãos, feira "Mãos que Criam" inicia hoje na Capital

Cidade da Páscoa: Prefeitura promove "Páscoa da FamÃlia" nos Altos da Afonso Pena

Cerca de 82% da população voltou a frequentar os cinemas em 2022

JD1TV: Gabriel Sater em fala exclusiva ao JD1
