Menu
Busca segunda, 25 de maio de 2020
(67) 99647-9098
TJ MS maio20
Cultura

"Poema na Quarentena MS" reúne escritores em redes sociais

Projeto sul-mato-grossense leva cultura e poesia durante isolamento social

10 maio 2020 - 16h46Sarah Chaves, com informações da assessoria

Alguns escritores do Mato Grosso do Sul se reuniram nessa quarentena para declamar poemas e levar cultura à pessoas que estão isoladas em casa e precisam de uma nova forma de consumir arte.

O projeto 'Poema na Quarentema MS', tem exatamente o objetivo de alcançar as pessoas assim como em todo o mundo, artistas tem utilizado as redes sociais para manter viva uma das mais importantes atividades humanas: a produção de cultura. Músicos, cantores, cineastas, artistas, escritores e poetas têm apelado para a internet e usado as suas expressões artísticas para aliviar tanta angústia.

Os 14 poetas que fazem parte do projeto que surgiu entre um papo entre os escritores Victor Barone e Fábio Gondim, declamam os poemas uns dos outros em um ciclo que se repete durante duas semana, em forma de vídeo disseminados nas redes sociais.

Até o momento quatro poetas ja foram declamados. Neste domingo foi a vez de Marcia Scherer declamar o poema 'A Mudança' do colega Sá Junior.

Outros dez poetas sul-mato-grossense ainda darão cor e tom ao projeto para provocar emoções, questionamentos e sensações a quem prestigiar o trabalho. Para localizar os vídeos no Facebook, ou Instgram basta procurar pela hashtag #poemanaquarentenams.

Ao JD1 Notícias, o poeta e jornalista Victor Barone explicou a importância de um movimento artístico na sociedade em um momento tão delicado. "As pessoas estão isoladas em casa, esse isolamento as afastou dos amigos e da família, desta mesma forma o consumo da arte se modificou, quem ia ao teatro não está mais indo, quem ia ao cinema também não, quem se reunia para falar de cultura não está indo. A literatura é uma forma de manter a cultura viva e as pessoas sãs", relatou.

Barone lembra que as expressões de arte sempre são uma forma de escape da sociedade. "Nas épocas de crise a arte sempre foi uma das principais armas contra a disseminação da loucura, e a poesia não é diferente. Nossa ideia é proporcionar para as pessoas de casa um pouco de cultura através da poesia desses 14 poetas sul-mato-grossenses", declarou.

Para Fabio Gondim, um dos idealizadores do projeto, a relevância de eventos como este se traduz no fortalecimento íntimo, de cada um, nestes tempos atípicos. “Tanto quem oferta quanto quem recebe o conteúdo são beneficiados. E a poesia, a arte em geral em momentos adversos, é dos melhores remédios”, afirma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Live Solidária traz nomes da música gospel de MS
Cultura
V12 faz live hoje e divulga set das músicas
Cultura
Cantora da capital concorre a concurso para cantar em festival europeu
Cultura
Banda V12 fará Live com clássicos do Rock nacional e internacional
Cultura
Jatinho com Gusttavo Lima e Leonardo faz pouso de emergência no Pantanal
Cultura
Saindo da “onda sertaneja”, cantores gospel realizam live amanhã
Cultura
Maria Cecília e Rodolfo fazem Live e doação vai beneficiar HRMS
Cultura
Concurso estimula criatividade de idosos durante pandemia
Cultura
Cultura de MS divulga artistas selecionados para recebimento de auxílio emergencial
Cultura
"Sandy e Júnior", dupla é a principal atração entre as lives deste feriado

Mais Lidas

Justiça
Assembleia fechará semestre em home office
Polícia
Quase R$ 2 milhões: homem é preso com celulares sem nota fiscal
Geral
Caixa deposita 2ª parcela de R$ 600 de nascidos em setembro ou outubro
Clima
Segunda continua fria com mínima de 8ºC e céu claro na capital