Menu
Busca terça, 29 de setembro de 2020
(67) 99647-9098
Cultura

"Poema na Quarentena MS" reúne escritores em redes sociais

Projeto sul-mato-grossense leva cultura e poesia durante isolamento social

10 maio 2020 - 16h46Sarah Chaves, com informações da assessoria

Alguns escritores do Mato Grosso do Sul se reuniram nessa quarentena para declamar poemas e levar cultura à pessoas que estão isoladas em casa e precisam de uma nova forma de consumir arte.

O projeto 'Poema na Quarentema MS', tem exatamente o objetivo de alcançar as pessoas assim como em todo o mundo, artistas tem utilizado as redes sociais para manter viva uma das mais importantes atividades humanas: a produção de cultura. Músicos, cantores, cineastas, artistas, escritores e poetas têm apelado para a internet e usado as suas expressões artísticas para aliviar tanta angústia.

Os 14 poetas que fazem parte do projeto que surgiu entre um papo entre os escritores Victor Barone e Fábio Gondim, declamam os poemas uns dos outros em um ciclo que se repete durante duas semana, em forma de vídeo disseminados nas redes sociais.

Até o momento quatro poetas ja foram declamados. Neste domingo foi a vez de Marcia Scherer declamar o poema 'A Mudança' do colega Sá Junior.

Outros dez poetas sul-mato-grossense ainda darão cor e tom ao projeto para provocar emoções, questionamentos e sensações a quem prestigiar o trabalho. Para localizar os vídeos no Facebook, ou Instgram basta procurar pela hashtag #poemanaquarentenams.

Ao JD1 Notícias, o poeta e jornalista Victor Barone explicou a importância de um movimento artístico na sociedade em um momento tão delicado. "As pessoas estão isoladas em casa, esse isolamento as afastou dos amigos e da família, desta mesma forma o consumo da arte se modificou, quem ia ao teatro não está mais indo, quem ia ao cinema também não, quem se reunia para falar de cultura não está indo. A literatura é uma forma de manter a cultura viva e as pessoas sãs", relatou.

Barone lembra que as expressões de arte sempre são uma forma de escape da sociedade. "Nas épocas de crise a arte sempre foi uma das principais armas contra a disseminação da loucura, e a poesia não é diferente. Nossa ideia é proporcionar para as pessoas de casa um pouco de cultura através da poesia desses 14 poetas sul-mato-grossenses", declarou.

Para Fabio Gondim, um dos idealizadores do projeto, a relevância de eventos como este se traduz no fortalecimento íntimo, de cada um, nestes tempos atípicos. “Tanto quem oferta quanto quem recebe o conteúdo são beneficiados. E a poesia, a arte em geral em momentos adversos, é dos melhores remédios”, afirma.

Deixe seu Comentário

Leia Também

Cultura
Acontece hoje a 1ª Parada online da Cidadania e do Orgulho LGBTQIA+/MS
Cultura
Feira Central “ressuscita” apresentações musicais nesta quinta
Cultura
Júlio Cocielo se tornou réu na Justiça de São Paulo sob acusação de racismo
Cultura
"Posso ver meus filhos novamente" diz Wesley Safadão após resultado negativo do exame da covid-19
Cultura
Toots Hibbert, a lenda do reggae, morre aos 77 anos na Jamaica
Cultura
Lives: Maiara e Maraísa e Marcos e Belutti agitam esta sexta
Cultura
DJ Danilo Bachega comemora 25 anos de carreira com remix de Lulu Santos
Cultura
Jads e Jadson fazem live hoje
Cultura
Autocine deste domingo tem atração para criançada e com “A raposa má”
Cultura
Carnaval de Corumbá entra para o calendário oficial de MS

Mais Lidas

Polícia
Mega busca nas margens da BR-163 para encontrar assaltantes
Saúde
“Rastrear” é aposta para barrar o avanço do coronavírus em MS
Polícia
Corpo de criança de 2 anos é encontrado no Rio Paraguai
Cidade
Quarta-feira prazo final para quitação de licenciamento para placas final 9