Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Cultura

Viagens do fotógrafo Pierre Verger ganham exposição em São Paulo

04 outubro 2015 - 10h27

As viagens do fotógrafo, etnólogo, antropólogo e pesquisador francês Pierre Verger (1902-1996) são o tema de uma exposição aberta no Museu Afro Brasil, no Parque Ibirapuera, em São Paulo. Com o nome As Aventuras de Pierre Verger, a mostra fica em cartaz até 30 de dezembro e pretende, sobretudo, atrair as crianças.

A curadoria e coordenação é de Alex Baradel, responsável pelo acervo da Fundação Pierre Verger. “Pensamos em mostrar um pouco o itinerário de Verger até ele chegar no Brasil, depois de várias viagens que fez, focando um pouco nos assuntos que interessam também ao público infantil”, disse o curador.

“As crianças se identificam muito nas fotografias de Pierre Verger, embora sejam em preto e branco e antigas. Mas ele era precursor porque sempre desejou conhecer outros mundos, viajar e descobrir outras culturas. E esse é um assunto que sempre interessa aos mais jovens – o de ver outros horizontes. Pegamos viagens atraentes para as crianças, por exemplo uma viagem que ele fez à Polinésia onde, durante quatro meses, morou em uma ilha sem nada, assim como Robinson Crusoe [personagem náufrago de um romance inglês]. E é o sonho de muitas crianças viver em uma ilha”, disse Baradel.

Na exposição, as fotografias de Verger dialogam com outros documentos, entre eles uma obra do pintor Paul Gaughin e uma revista das Aventuras de Tintin [história em quadrinhos criada em 1929]. São cerca de 270 fotografias - 50 delas em vídeo - registradas pelo fotógrafo em suas viagens, agrupadas em nove módulos que ajudam a contar as viagens de Verger: Paris, Viagens, Polinésia, Saara, China, Peru, África, Projeto e Educativo. Há também 11 ilustrações do artista visual baiano Bruno Marcello (Bua) que retratam Verger em diversos episódios e contextos.

Verger saiu da França com 30 anos, após a morte de sua mãe. Passou então muitos anos viajando pelo mundo até que, em 1946, chegou a Salvador. “Quando chegou à Bahia, ele se apaixonou pela cidade, se interessou muito pela cultura afro-brasileira e passou a viver em Salvador, até a morte”, contou o curador. Na Bahia, ele começou a se interessar pela religião de origem africana, que passou a ser tema de suas pesquisas e fotografias.

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

Festival Cerrado Alternativo reúne artistas mulheres em Campo Grande
Cultura
Festival Cerrado Alternativo reúne artistas mulheres em Campo Grande
Entre rimas improvisadas e batidas que ecoam histórias, crianças e adolescentes descobrem no rap muito mais do que música.
Cultura
"Da ponte pra cá": Projeto leva oficinas de rap a escolas públicas da Capital
Sesc Teatro Prosa tem dança, cinema, música e teatro infantil em Campo Grande
Cultura
Sesc Teatro Prosa tem dança, cinema, música e teatro infantil em Campo Grande
Expogrande tem aulão gratuito de vanera neste domingo
Cultura
Expogrande tem aulão gratuito de vanera neste domingo
Domingo tem ação beneficente, teatro, feiras e Expogrande na Capital
Cultura
Domingo tem ação beneficente, teatro, feiras e Expogrande na Capital
As oficinas estão sendo realizadas em diferentes instituições da cidade
Cultura
Projeto leva oficinas de dança e espetáculo gratuito para pessoas 60+ em Campo Grande
Oficinas gratuitas de circo abrem vagas em Campo Grande com foco em novos artistas
Cultura
Oficinas gratuitas de circo abrem vagas em Campo Grande com foco em novos artistas
Show gratuito de Daniel e Nany People movimentam o sábado na Capital
Cultura
Show gratuito de Daniel e Nany People movimentam o sábado na Capital
Gusttavo Lima se apresenta hoje durante a Expogrande
Cultura
Gusttavo Lima, Daniel e Nany People são destaques do fim de semana na Capital
"A violência nossa de cada dia", primeira exposição do arquiteto Fernando Castilho como artista visual.
Cultura
Exposição propõe reflexão sobre violências do cotidiano em Campo Grande

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande