Aos 16 anos, Kariny Gabriela Souza Herrera realizou um feito notável: saiu diretamente da escola pública para cursar Direito na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), um dos cursos mais concorridos do Estado. A conquista só foi possível graças à sua dedicação, o desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e à atuação decisiva da Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul.
Moradora de Campo Grande, Kariny prestou o Enem em 2024, ainda cursando o 2º ano do Ensino Médio, e obteve nota suficiente para ser aprovada na UFMS. No entanto, a escola estadual se recusou a emitir o certificado de conclusão da educação básica, por ela ainda não ter concluído o 3º ano.
Diante do impasse, a Defensoria Pública, por meio do defensor Paulo Andre Defante, da 2ª Defensoria da Infância e Adolescência de Campo Grande, entrou com uma ação judicial para garantir à estudante o direito de se matricular na universidade. Embora a Justiça de 1º grau tenha indeferido o pedido inicialmente, um recurso apresentado ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) foi acolhido, autorizando a emissão do certificado e viabilizando a matrícula de Kariny no curso.
“O Judiciário já reconhece que, quando o estudante demonstra capacidade e maturidade intelectual, como Kariny, é legítimo garantir o acesso ao ensino superior, mesmo antes da conclusão formal do Ensino Médio”, explicou o defensor.
Hoje, Kariny está cursando o 1º mês da graduação em Direito, entusiasmada com a nova rotina e as possibilidades que o curso oferece. “Sempre quis fazer Direito, estou gostando bastante!”, comemora a jovem.
A estudante completará 17 anos em dezembro, já no 2° semestre da graduação.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Projeto nacional de educação por meio do cinema chega a presídios de Campo Grande

Governo Federal institui programa de educação financeira no ensino básico

Confira o resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre de 2025

Ministério Público pede suspensão do 'Enem dos Concursos' por falhas nas cotas

Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho

Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral

Fim de semana em Campo Grande tem festas julinas e tributos musicais; confira

IEL-MS oferta estágios com bolsas de R$ 400 e R$1.500 em MS

Inscrições para bolsas do Prouni no 2° semestre terminam nesta sexta
