Menu
Menu
Busca terça, 15 de julho de 2025
TJMS Mulher jul25
Educação

Detentos recebem certificado de curso de auxiliar administrativo

A capacitação foi promovida pelo Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)

30 maio 2019 - 09h15Priscilla Porangaba, com informações da assessoria    atualizado em 30/05/2019 às 09h17

Um grupo de 11 detentos do Centro de Triagem Anísio Lima, recebeu o certificado de conclusão do curso de auxiliar administrativo, em Campo Grande.

Além da remição da pena por causa do estudo, a capacitação promovida por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) representa reabilitação social e econômica para o preso, quando ganhar a liberdade.

Foram 240 horas/aula com abordagem desde a parte de escrituração da empresa, recursos humanos a noções de empreendedorismo.

O interno Heitor Bruno Bueno de Oliveira, 27 nos, foi um dos qualificados e afirmou que foi uma experiência “contemplante”. Há sete anos cumprindo pena na unidade, ele ressaltou que as oportunidades de ocupação dentro do presídio o fizeram “mudar o modo de pensar e de ser”.

Heitor conta que “aprendi como agir dentro de uma empresa, foi um curso completo que poderemos exercer este trabalho. Pode ser uma profissão, um caminho para eu adentrar em uma empresa futuramente, a educação é tudo, é fundamental, através dela podemos abrir várias portas”, finalizou.

Os alunos capacitados no curso saem preparados para ocupar uma vaga no mercado profissional, podendo obter uma renda média de R$ 1,8 mil.

Segundo a chefe da Divisão de Assistência Educacional da Agepen, Rita de Cássia de Souza Argolo Fonseca, ao todo, cerca de 430 internos participam das capacitações em 23 presídios, distribuídos em 17 municípios, envolvendo também áreas como barbeiro, garçom, manicure e pedicure, padeiro, pedreiro de alvenaria e recepcionista.

Os cursos são executados por seis centros estaduais de educação e 11 coordenadorias regionais. Participaram da solenidade de encerramento a supervisora de cursos do Pronatec da SED, Thais Raquel da Silva Eberhardt, e a diretora-adjunta do Centro Educacional, Ada Maria Souza de Oliveira, entre outros.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Acadêmicos no campus da universidade
Educação
Começam nesta segunda-feira as inscrições do Fies para o 2º semestre
Divulgação/Fundect
Educação
Fundect oferta 1.000 bolsas de Iniciação Científica para estudantes do ensino médio
Diploma de papel não irá mais valer; confira
Educação
Diploma de papel não irá mais valer; confira
Presídio em Mato Grosso do Sul
Justiça
Projeto nacional de educação por meio do cinema chega a presídios de Campo Grande
Foto: MEC
Educação
Governo Federal institui programa de educação financeira no ensino básico
 Foto: Luana Silva/g1
Educação
Confira o resultado da primeira chamada do Prouni do 2º semestre de 2025
Enem dos Concursos pode ser suspenso
Educação
Ministério Público pede suspensão do 'Enem dos Concursos' por falhas nas cotas
Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
Educação
Festival da Canção das Escolas Estaduais de MS tem inscrições prorrogadas até 11 de julho
Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral
Educação
Capital sedia Audiência Pública sobre futuro da educação com presença de Tabata Amaral
Fim de semana em Campo Grande tem festas julinas e tributos musicais; confira
Fim de Semana
Fim de semana em Campo Grande tem festas julinas e tributos musicais; confira

Mais Lidas

Imagem ilustrativa
Polícia
Adolescente de 15 anos é estuprada por motorista de ônibus em Campo Grande
Batalhão de Choque prendeu o suspeito e o levou para a Depac Cepol | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem se sente ofendido com música de 'corno' e atira em rapaz no Jd. Colúmbia
Mãe e filha morreram no acidente
Interior
Moradoras de Campo Grande, mãe e filha morrem após carro cair em córrego na MS-141
Foto: Reprodução
Polícia
JD1TV: Motociclista perde o controle, cai e tem cabeça esmagada por ônibus em rodovia