O Ministério Público Federal (MPF) promoverá uma escuta pública em Sidrolândia para ouvir a população sobre a qualidade da educação básica no município. A ação faz parte do projeto Ministério Público pela Educação (MPEduc) e acontecerá no dia 12 de novembro, às 8h, na Câmara Municipal.
O objetivo principal da iniciativa é apresentar o projeto MPEduc à sociedade e inserir a população nas discussões sobre a educação básica, além de levantar demandas, sugestões, pedidos e reclamações relacionadas ao tema. Durante o encontro, também será apresentado um panorama da educação no município.
Nos dias 10 e 11 de novembro, o MPF visitará escolas de Sidrolândia para observar a realidade educacional de perto. Já no dia 12, a escuta pública será conduzida pelos procuradores da República Pedro Gabriel Siqueira Gonçalves, titular do ofício na PR/MS, e Ludmila Bortoleto Monteiro, titular do 14º Ofício do MPEduc.
A iniciativa prevê que, em 2026, seja realizada uma nova escuta pública, com o objetivo de avaliar as mudanças implementadas a partir das demandas levantadas em 2025 e acompanhar o progresso da educação no município.
De acordo com o último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), Sidrolândia obteve 4,4 em uma escala de 0 a 10, abaixo do mínimo recomendado, que é 6.
Sobre
MPEduc - O projeto MPEduc é uma iniciativa de âmbito nacional do Ministério Público Federal cujo principal objetivo é o de estabelecer o direito à educação básica de qualidade para os brasileiros. Ele tem como eixos principais o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), a escola em tempo integral, a conectividade nas escolas e o Plano de Ações Articuladas (PAR) com foco na gestão escolar, no transporte escolar e na formação de profissionais de Educação.
Criado há cerca de 10 anos, o MPEduc está sendo retomado pelo MPF com uma nova configuração. Foram criados 15 Ofícios de Administração do MPEduc (Portaria PGR/MPF nº 601/2023) para atuar nas funções de coordenadores regionais e nacionais, e também estabelecidos prazos e metas específicos para a implementação de projetos-piloto em 27 municípios do país.
Como funciona - De maneira simplificada, o MPEduc é realizado em três etapas:
1. diagnóstico das condições do serviço de educação ofertado pelas redes públicas de ensino básico;
2. apresentação de medidas corretivas aos gestores públicos; e
3. prestação de contas à sociedade das providências adotadas e dos resultados obtidos.
A primeira fase consiste em colher informações sobre diversos aspectos das escolas, como alimentação, transporte, aspectos pedagógicos, inclusão, estrutura física e outros; e sobre o funcionamento dos conselhos sociais: Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e o Conselho de Acompanhamento e Controle Social, do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (CACS-FUNDEB).
As informações para auxiliar na atuação dos procuradores que atuam no MPEduc são obtidas por meio do preenchimento eletrônico de questionários, a serem respondidos por representantes das escolas e dos conselhos e pelo gestor municipal; de escutas públicas com a participação da sociedade; e de visitas às escolas.
Os dados são analisados e convertidos em um diagnóstico da rede escolar. Com base nesse diagnóstico, o Ministério Público adotará as providências que entender necessárias para que os problemas sejam solucionados. Ao final dos trabalhos, são promovidas novas escutas públicas para informar à sociedade sobre todas as providências adotadas e os resultados obtidos.
Escuta pública do projeto MPEduc em Sidrolândia (MS)
Data: 12/11/2025
Horário: 8h
Local: Câmara Municipal de Sidrolândia
Saiba mais sobre o projeto em www.mpeduc.mp.br
JD1 No Celular
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp e fique por dentro dos acontecimentos também pelo nosso grupo, acesse o convite.
Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no iOS ou Android.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS


Ministério Público Federal (MPF) - (Foto: Ilustrativa)



