O Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul (MPT-MS) e o Governo do Estado firmaram convênio para a criação do Prêmio MPT na Escola – Ensino Médio. O projeto-piloto será desenvolvido em 10 escolas públicas estaduais e pretende alcançar mais de mil estudantes por meio da produção de vídeos curtos sobre o direito à profissionalização e a proteção da infância.
A cerimônia de lançamento contou com a apresentação da banda marcial da Escola Estadual Profª Neyder Suelly Costa Vieira e marcou também o início da capacitação de professores e coordenadores pedagógicos, que atuarão como multiplicadores na conscientização sobre combate ao trabalho infantil e incentivo à aprendizagem formal.
A procuradora-chefe do MPT-MS, Cândice Gabriela Arosio, destacou que cerca de 2,5 milhões de crianças e adolescentes estão fora da escola no Brasil e ressaltou que a aprendizagem é um direito constitucional. “Acreditamos que este projeto pode marcar a história do nosso estado, garantindo que mais jovens tenham acesso à formação e ao trabalho protegido”, afirmou.
O secretário de Educação, Hélio Queiroz Daher, lembrou que o maior desafio é manter os estudantes na escola. “Precisamos mostrar que estudar e se qualificar é mais vantajoso do que ingressar precocemente no mercado de forma informal e desumana”, disse.
Dados da Superintendência Regional do Trabalho revelam o desequilíbrio no cumprimento das cotas de aprendizagem em Mato Grosso do Sul: das mais de 14 mil vagas disponíveis, apenas 6,5 mil estão ocupadas. Em 2024, a fiscalização resgatou 266 crianças e adolescentes em situação irregular de trabalho no estado.
O programa estadual de aprendizagem, iniciado em 2023, já firmou mais de 300 contratos em parceria com 66 empresas em Campo Grande, Três Lagoas e Chapadão do Sul, integrando a formação teórica em sala de aula com a prática profissional.
Deixe seu Comentário
Leia Também

Governo investe R$ 48 milhões na melhoria de oito escolas em Três Lagoas

Inscrições abertas para professores temporários na Rede Estadual de MS

Com prova em janeiro, Desafio Senai oferece 40 bolsas integrais de cursos de graduação

Retorno das aulas nas escolas estaduais de MS será no dia 9 de fevereiro

UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS

Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU


Foto: Divulgação 



