Menu
Menu
Busca domingo, 14 de dezembro de 2025
CCR Vias - Movida - Nov-Dez25
Educação

MS terá educaçao à distânca no ensino médio

A modalidade será testada em três escolas do estado

13 janeiro 2019 - 12h02Da Redação com Assessoria

As escolas de ensino médio regular terão educação a distância em Mato Grosso do Sul. A mudança foi publicada em Diário Oficial e são três as unidades escolhidas pela Secretaria do Estado de Educação (SED) para testar a inserção da modalidade. 

Conforme a publicação do governo estadual, os alunos do primeiro ano do ensino médio das escolas 26 de Agosto, de Campo Grande, Celso Muller do Amaral, de Dourados, e Scila Médici, de Deodápolis, terão aulas não presenciais de Língua Portuguesa 1, Matemática 1, Física, História e Sociologia; no segundo ano, as disciplinas são Língua Portuguesa 1, Matemática 1, Biologia, Geografia e Sociologia; no terceiro ano, repetem-se Língua Portuguesa 1, Matemática 1 e acrescentam-se Química, Filosofia e Sociologia. 

De acordo com a SED, são disciplinas que contam com o auxílio de dispositivos tecnológicos – como computador e tablets – para o complemento das horas. “A metodologia é executada de acordo com a legislação, que nos permite manter até 20% das aulas no período diurno e até 30% do período noturno com essa modalidade de atendimento”, disse a secretaria por meio de nota.

A secretaria informou que os computadores das escolas estarão disponíveis. “Na prática, os estudantes possuem a opção de fazer essas disciplinas em casa ou na escola, que vai disponibilizar a estrutura para tal, mesmo que fora do horário regular de aulas. Os professores, que antes ministravam as aulas normalmente, passam a utilizar essa ferramenta. Vale destacar que são poucas matérias e o número de escolas também é reduzido”. 

O sistema que deve ser adotado pela SED é similar ao dos cursos de educação a distância (EAD), em que caso o aluno opte por assistir à aula em outro local, como residência ou cyber café, o professor estará on-line no sistema. “Se o aluno preferir ir à escola, os professores permanecem no mesmo ambiente, com o papel de tutor da aula, tirando dúvidas e acompanhando os andamentos”. 

No ano passado, o estado ficou abaixo no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica 2017 (Ideb), divulgado pelo Ministério da Educação. A meta de 4,6 não foi atingida pelo Ensino Médio, que obteve 3,8 de nota. O segundo pior desempenho do Centro-Oeste, perdendo apenas para Mato Grosso, cuja meta era de 4,4 e a nota foi de 3,6. A nota média da região foi 4 e a meta era de 4,7.

Reportar Erro
Cartorio - Dez25

Deixe seu Comentário

Leia Também

Escolas estaduais ganharam melhorias
Educação
Governo investe R$ 48 milhões na melhoria de oito escolas em Três Lagoas
Resultado será publicado no Diário Oficial do Estado a partir de 15 de janeiro de 2026
Educação
Inscrições abertas para professores temporários na Rede Estadual de MS
Bolsas de cursos de graduação são oferecidas
Educação
Com prova em janeiro, Desafio Senai oferece 40 bolsas integrais de cursos de graduação
Alunos da rede estadual já tem data para retorno
Educação
Retorno das aulas nas escolas estaduais de MS será no dia 9 de fevereiro
Inscreva-se
Educação
UFMS aplica prova de vestibular em 11 municípios neste domingo em MS
Resultados saem na próxima semana
Educação
Resultados do Enamed e do Revalida serão divulgados na próxima semana
Foto:
Educação
Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026
Foto: PMCG
Educação
Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro
Campus UFMS
Educação
UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU
FIES 2025
Educação
Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Mais Lidas

O município recebeu três mil unidades e tem registrado alta procura
Saúde
Capital oferece Implanon gratuito no SUS para mulheres de 18 a 49 anos
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Cidade
Vídeo: Após vídeo com críticas à UPA, médica é exonerada em Campo Grande
Homem foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros | Imagem ilustrativa
Polícia
Homem sofre exposição de osso do crânio após ser agredido por pessoas no Los Angeles
Polícia Civil e Científica estão pelo local
Polícia
VÍDEO - AGORA: Caminhoneiro é encontrado morto em pátio de posto de Campo Grande