Menu
Menu
Busca quarta, 15 de abril de 2026
Sebrae IA #2 Abr26
Educação

Primeiro dia de provas do Enem 2023 registra 28,1% de ausências

Segundo números do Inep, abstenção está dentro da média

06 novembro 2023 - 06h30Luiz Vinicius, com informações da Agência Brasil

O primeiro dia de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023, neste domingo (5), registrou ausência média nacional de 28,1%. Os dados são premilinares com base em 98% dos locais em que o exame foi realizado.

Foram mais de 3,9 milhões de inscritos neste ano. Ao todo, fizeram o exame 71,9% dos candidatos, em mais de 132 mil salas de 1.750 municípios brasileiros. A abstenção foi similar à registrada no ano passado (28,3%). 

O balanço do dia de aplicação foi feito pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Manuel Palácios, em coletiva de imprensa na noite deste domingo. Neste primeiro dia, os estudantes fizeram as provas de linguagens; códigos e suas tecnologias; e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação.

Com cerca de 13,1% a mais de inscritos em 2023, o ministro da Educação comemorou o que chamou de reversão de tendência de queda de participação no exame, que é a principal forma de acesso para quem deseja uma vaga no ensino superior no país.

“Tivemos cerca de 500 mil inscritos a mais comparado ao ano de 2022. É um esforço também que o governo tem feito para retomar que nossos jovens realizem o Enem, a esperança de fazer universidade”, destacou Camilo Santana.

Segundo o balanço apresentado por Santana, o primeiro dia de provas do Enem 2023 teve 4.293 candidatos eliminados por violações, como portar equipamento eletrônico, ausentar-se da sala antes do horário permitido, utilizar impressos e não atender orientações dos fiscais. Todas essas regras estão previstas no edital.

Também foram contabilizados 905 candidatos que tiveram problemas durante a aplicação das provas, que envolveram emergências médicas, interrupções temporárias de energia e desabastecimento de água. 

Reportar Erro
UNIMED Corrida - Abr26

Deixe seu Comentário

Leia Também

O resultado preliminar está previsto para 6 de maio
Educação
UEMS abre inscrições para auxílios permanência e alimentação
Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil
Educação
Candidatos podem pedir isenção da taxa de inscrição do Enem a partir desta segunda (13)
IFMS
Educação
IFMS abre 15 vagas para cursinho gratuito em Campo Grande
Professores poderão participar de olimpíada inédita de matemática
Educação
Professores poderão participar de olimpíada inédita de matemática
Encontro de definição
Esportes
Dourados abre Liga Estadual de Futsal Feminino com 24 equipes neste domingo
Foto:
Educação
Justiça obriga prefeitura de Camapuã a oferecer transporte escolar a criança da zona rural
Com 1.491 habilitados, MS Supera divulga resultado preliminar do processo seletivo
Educação
Com 1.491 habilitados, MS Supera divulga resultado preliminar do processo seletivo
Corumbá se destaca no Estado e registra salto na alfabetização
Educação
Corumbá se destaca no Estado e registra salto na alfabetização
O aplicativo está disponível para Android, computadores e também tem integração com o portal gov.br.
Educação
MEC disponibiliza aplicativo gratuito com oito mil livros
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil
Educação
MEC convoca lista de espera do Fies e abre novos prazos para estudantes

Mais Lidas

Ilustrativa / Foto: Marcus Phillipe
Oportunidade
Precisa tirar documentos? Mutirão em Campo Grande vai emitir RG, CPF e certidões de graça
Elly acabou sendo atropelada pelo próprio veículo
Polícia
Arquiteta morre após cair de carro e ser atropelada na BR-163
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
Geral
'Senhor, sua guerreira já está de pé", postou arquiteta antes de acidente fatal na BR-163
UPA Leblon, em Campo Grande
Saúde
Conselho flagra que acompanhantes de UPAs e CRSs não recebem alimentação em Campo Grande