A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) será destaque no III Congresso de Direito Tributário e Aduaneiro da Receita Federal do Brasil, que acontece nos dias 29 e 30 de outubro de 2025, em Brasília (DF). O evento terá como tema “Sustentabilidade, Cooperação, Cidadania e Inovação”, reunindo iniciativas que transformam materiais apreendidos em soluções sustentáveis e sociais.
Representada pelo Centro de Pesquisas em Materiais (CEPEMAT), a UEMS apresentará duas experiências de destaque: um artigo científico sobre reaproveitamento eletrônico e a telha-sanduíche, desenvolvida a partir de materiais reciclados. Ambas iniciativas são fruto de ações que unem ciência, educação e responsabilidade ambiental.
Entre os projetos reconhecidos, está a parceria com a Alfândega da Receita Federal em Mundo Novo, que busca transformar resíduos eletrônicos apreendidos, como placas, TVs e computadores, em material didático para projetos de robótica nas escolas. A ação reduz o descarte incorreto, promove educação tecnológica e fortalece a sustentabilidade.
Segundo o professor Aguinaldo Lenine Alves, do CEPEMAT, o que antes era visto como descarte, agora ganha novo significado: “Para a Receita, é lixo eletrônico. Para nós, é oportunidade de ensino e pesquisa”.
Além do reaproveitamento eletrônico, o CEPEMAT também desenvolve estudos com resíduos de filtros de cigarro e outros materiais de difícil destinação. A presença da UEMS no congresso nacional reforça seu papel como referência em inovação, sustentabilidade e cooperação interinstitucional.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Termo de Compromisso assinado em Campo Grande assegura Passe do Estudante em 2026

Matrículas para novos alunos da Rede Municipal começam em 12 de janeiro

UFMS entra para rede global de pesquisa climática da ONU

Inep convoca lista de espera de vagas remanescentes do FIES 2025

Pela primeira vez, escolas públicas de MS participam do Festival Regional de Robótica

IFMS abre 1.665 vagas em cursos técnicos gratuitos em 17 municípios

Vestibular da UEMS acontece neste domingo em 20 cidades de MS

MS Dance Fest leva batalha de dança à Praça do Rádio neste sábado

Polícia deve investigar estupro de criança de 4 anos em escola pública da Capital


A ideia é aproveitar mercadorias eletrônicas apreendidas pela Receita Federal para execução de projetos na área da robótica. (Foto: UEMS)



