Menu
Menu
Busca sexta, 13 de março de 2026
Sebrae Delas - Mar26
Educação

Weintraub diz que falhas no Enem "não são estatisticamente significativas"

Ministro da Educação afirma que erros foram exagerados por "chuva de fake news"

11 fevereiro 2020 - 11h54Sarah Chaves, com informações da assessoria    atualizado em 11/02/2020 às 12h02

O ministro da Educação, Abraham Weintraub, falou durante reunião da Comissão de Educação (CE), nesta terça-feira (11) que as falhas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2019, “não são estatisticamente significativas” e que resultaram em notas erradas para apenas 5,1 mil dos cerca de 4 milhões de candidatos que fizeram a prova.

“Cinco mil e cem pessoas do universo de 4 milhões individualmente são relevantes, mas estatisticamente não é significativo. Quando falamos que estatisticamente não é significativo, significa que é zero o impacto”, disse.

Em sua exposição inicial, Weintraub afirmou que veio ao Senado esclarecer “a chuva de fake news” que caiu sobre o Ministério da Educação (MEC) depois da mais recente edição do Enem. Segundo ele, muito do que foi noticiado é “maldade”, “distorção” e “mentira”. “ Teve uma chuva de fake news, mas eu já estou acostumado”, afirmou.

Segundo Weintraub, “foi o melhor Enem de todos os tempos, com menor índice de problemas e de menor impacto”, pois de acordo com o ministro, não houve fraude nem vazamento de questões, como ocorrera antes.“Não estou falando que não teve erro nenhum. Só tem um Enem que vai ser melhor do que esse de 2019: o deste ano”, garantiu.

De acordo com o ministro, as falhas foram devido a um problema de impressão das provas e cadernos de questões e afirmou que esse tipo de erro já teria ocorrido em edições anteriores do Enem, mas que esta foi primeira vez em que o fato foi percebido. Ele reforçou que as notas foram todas corrigidas antes da inscrição dos candidatos no Sistema de Seleção Unificada (SiSU), que classifica os estudantes para as universidades a partir das notas do Enem.

“Não checamos só as 5,1 mil, nós revisamos 4 milhões de provas e corrigimos novamente com os quatro gabaritos. A gente passou todas as provas por quatro gabaritos para ter certeza que ninguém teria uma nota mais baixa”, finalizou.

Reportar Erro
Unimed Seu Sim Muda Tudo - Mar26

Deixe seu Comentário

Leia Também

MS lança coletânea inédita para alfabetização de crianças indígenas Guarani-Kaiowá
Educação
MS lança coletânea inédita para alfabetização de crianças indígenas Guarani-Kaiowá
Mato Grosso do Sul abre inscrições para vagas do Programa de Estágio MS Multiplica
Educação
Mato Grosso do Sul abre inscrições para vagas do Programa de Estágio MS Multiplica
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Educação
UEMS sorteará 100 vagas para cursinho preparatório on-line nesta quarta-feira
Ministro Fernando Haddad
Política
Haddad indica secretário-executivo para assumir Ministério da Fazenda
Veículo do Conselho Tutelar - Foto: Ilustrativa -
Polícia
Professor em Campo Grande é investigado por assédio a alunas: 'pode pagar de outro jeito'
Secretário estadual Hélio Daher
Educação
Hélio Daher assume vice-presidência do Consed em Brasília
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul
Educação
UEMS abre inscrições para o PROUEMS 2026 com vagas remanescentes em cursos de graduação
Prouni
Educação
Resultado da segunda chamada do Prouni já está disponível
Assistente de educação infantil
Educação
Censo registra queda de 1 milhão de matrículas na educação básica
Pé-de-Meia Licenciatura oferece até 12 mil bolsas mensais
Educação
Cadastro e inscrições no Pé-de-Meia Licenciaturas começam nesta sexta

Mais Lidas

Fardamento PMMS - Foto: Jonatas Bis
Justiça
Justiça condena soldado da PMMS por vídeo em rede social com piada gravada em oficina
Elizangela Arce Correa não sobreviveu ao ataque
Justiça
Assassinato brutal de mulher no Los Angeles: réus são absolvidos e crime fica impune
Drogas eram arremessadas para dentro do presídio
Polícia
Facção usava propina para arremessar drogas e celulares em presídio de Campo Grande
Criança estava na rua
Polícia
Criança de 4 anos é encontrada sozinha em rua do Aero Rancho