Menu
Busca quarta, 08 de julho de 2020
(67) 99647-9098
TJMS julho20
Esportes

Coronavírus: Olimpíada de Tóquio é adiada por até um ano

Após conversa por telefone entre Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, e Thomas Back, do Comitê Olímpico Internacional, saiu a decisão

24 março 2020 - 10h52Priscilla Porangaba, com informações do Exame

Após reunião por telefone entre Shinzo Abe, primeiro-ministro do Japão, e Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional (COI), nesta terça-feira (24), foi decidido o adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio em pelo menos um ano, devido ao surto mundial do coronavírus.

A entidade foi a última a mexer no calendário esportivo por causa do covid-19. Em comunicado oficial do COI, a nova data ainda não foi confirmada, mas deve ser no máximo até o verão de 2021.

"Nas atuais circunstâncias, e com base nas informações fornecidas hoje pela OMS, o Presidente do COI e o Primeiro Ministro do Japão concluíram que os Jogos da XXXII Olimpíada de Tóquio devem ser remarcados para uma data posterior a 2020, mas o mais tardar no verão de 2021, para proteger a saúde dos atletas, todos os envolvidos nos Jogos Olímpicos e na comunidade internacional."

O COI estava sendo pressionado por comitês nacionais e pelos competidores de todas as modalidades desde que a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretou pandemia mundial, no dia 11 de março. 

Com o confinamento em casa e o fechamento das áreas de treino no mundo, os atletas estavam impedidos de seguir conforme o planejamento a preparação para os Jogos. Além disso, todas as competições preparatórias e classificatórias para Tóquio foram canceladas. 

A chama olímpica está no Japão, já que o revezamento começaria na próxima quinta-feira. O COI e o Comitê Organizador decidiram que o fogo dos Jogos seguirá no país sede. 

Todos os locais onde devem acontecer os Jogos já estão prontos e tiveram evento teste. O único que não testado foi o Parque Aquático, que teve inauguração adiado por causa do coronavírus. 

Essa é a primeira vez desde 1896 que os Jogos são adiados. A principal competição esportiva do mundo já foi cancelada três vezes por causa das duas Guerras Mundiais: 1916 seria em Berlim, na Alemanha; 1940 aconteceria em Tóquio, no Japão; e em 1944, em Londres, no Grã Bretanha. 

Também participaram da teleconferência Mori Yoshiro, presidente do Comitê Organizador de Tóquio 2020; o ministro olímpico, Hashimoto Seiko; o governador de Tóquio, Koike Yuriko; o presidente da Comissão de Coordenação do COI, John Coates; Diretor Geral do COI, Christophe De Kepper; e o diretor executivo dos Jogos Olímpicos do COI, Christophe Dubi.

PMCG Refis

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Governo de SP autoriza volta do jogos de futebol em 22 de julho
Esportes
Veja onde assistir Fluminense x Flamengo de graça
Esportes
Campo Grande sediará a Liga das Nações que foi adiada para 2021
Esportes
Fluminense perde para o Volta Redonda na reestreia de Fred
Esportes
Nenê testa positivo para covid-19 e está fora do Campeonato Carioca
Esportes
Amigos do Parque volta com nova formatação durante pandemia
Esportes
Operário convoca torcedores para se associarem e ajudar o Clube
Esportes
Etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude é cancelada
Esportes
Em "novo normal", Flamengo bate por 3 a 0 o Bangu na volta do Carioca
Esportes
Flamengo e Bangu reabrem Campeonato Carioca após paralisação

Mais Lidas

Polícia
Trio é detido com R$ 400 mil em prata granulada clandestina
Política
Dourados fecha bares e academia por dez dias
Polícia
DNA aponta preso de São Paulo como autor de estupro em MS
Educação
MEC adia Enem para janeiro de 2021