Em Campo Grande, Diego Hypólito treina para competição de fim de semana no Guanandizão
28 maio 2010 - 09h30Divulgação
Campo Grande será sede nos próximos três dias da principal competição de ginástica olímpica do País: o Circuito Caixa de Ginástica Artística e Rítmica e o Troféu Brasil de Ginástica.
Principais nomes do esporte como: Diego Hypólito, Daniele Hypólito, Arthur Zanetti e o atleta revelação, Sergio Sasaki estarão disputando o torneio que acontece no ginásio Guanandizão a partir de sábado [leia a programação abaixo]. Uma grande estrutura foi montada para a realização da competição nacional, que pela primeira acontece na Capital.
Durante coletiva de imprensa na tarde desta quinta-feira (25), o ginasta Diego Hypólito, 23, que treina desde os 7 anos, destacou a importância de se levar um tão importante torneio como este para várias cidades do Brasil, saindo do eixo Sul e Sudeste, onde estão localizados os principais centros de treinamentos da modalidade.
“É a primeira vez que venho a Mato Grosso do Sul e isso mostra que a ginástica olímpica está crescendo cada vez mais no País”, afirmou Hypólito que foi indicado ao Troféu de Melhor Atleta de 2009, promovido pelo Comitê Olímpico Brasileiro.
Em 2009, Diego Hypolito foi primeiro lugar no solo, na etapa da Copa do Mundo da Eslovênia. Conquistou o ouro no solo e no salto na etapa da Copa do Mundo de Glasgow, na Escócia, e foi campeão no solo na etapa da Copa do Mundo em Moscou. No Mundial de Londres, Diego chegou à final do solo e terminou na nona colocação. Em novembro, conquistou o tetracampeonato da Copa do Mundo na prova de solo e agora no Brasileiro teve um ótimo desempenho no primeiro dia de competição, onde se classificou para as finais do solo e do salto.
De acordo com Diego, hoje a modalidade está revelando vários atletas com grande potencial. “O Brasil está avançando muito nas competições. Estamos nos preparando para conseguir um bom resultado nas olimpíadas. Hoje, temos nomes como o Arthur Zanetti que está conseguindo grandes resultados nas competições internacionais”, ressaltou lembrando da necessidade de maiores investimentos na modalidade. “ Existem várias revelações em todo o Brasil. Então é preciso levar mais incentivos”, disse destacando a iniciativa da Caixa Econômica de Federal de criar vários de ginástica olímpica no Brasil.
A capital sul-mato-grossense possui desde 2008 um centro de treinamento de ginástica artística e rítmica, que já revelou a atleta Renata Tereza dos Santos Pinheiro, que é integrante da seleção brasileira.
Competição
Assim como nas três edições realizadas até agora (2007, 2008 e 2009), o Circuito Caixa será disputado em três etapas e as outras duas de 2010 estão agendadas para os meses de agosto e novembro.
Na disputa do Circuito Caixa há total integração, já que o campeonato é disputado por oito trios, formados por um atleta da ginástica artística masculina, uma da ginástica artística feminina e uma da ginástica rítmica. A formação dos trios acontece através de sorteio, após os resultados do individual geral. O vencedor sairá do somatório das apresentações de cada trio.
Programação
Sexta-feira - 28/5
8h - Treinamento GR
8h - Treinamento GAM
10h30 - Treinamento de Podium GAF
13h30- Treinamento GR
14h - Treinamento de Podium GAM
17h - Treinamento GAF
Sábado - 29/5
7h45 - Aquecimento Competição GAF – Grupo I
9h - Competição II – GAF – Grupo I
10h25 - Aquecimento Competição GAF – Grupo II
11h40 - Competição II – GAF – Grupo II
13h05 - Premiação Individual Geral GAF
13h25 - Aquecimento Competição GAM
15h - Competição II - GAM
13h25 - Aquecimento GR
15h - Competição II - GR
19h05 - Premiação Individual Geral GAM e GR
Domingo - 30/5
08h25 - Aquecimento I Etapa Circuito CAIXA
10h - Competição I Etapa Circuito CAIXA