As Forças Armadas poderão atuar na segurança de vias expressas do Rio de Janeiro durante os Jogos Olímpicos para que a Polícia Militar seja liberada para outras funções no período. Entre os locais de atuação dos militares estão a Avenida Brasil e a Linha Vermelha.
“O governador [Francisco Dornelles] nos informou que enviará um pedido ao presidente [interino] Michel Temer de que as Forças Armadas venham a cuidar de algumas vias, Transolímpica, Linha Vermelha, talvez, liberando o pessoal de segurança pública do estado para cumprir outras missões”, disse hoje (20) o ministro da Defesa, Raul Jungmann, após reunião no Palácio Guanabara.
Ao todo, 38 mil homens da Forças Armadas atuarão na segurança pública durante a Rio 2016, de 5 a 21 de agosto deste ano. Desse total, 20 mil atuarão na cidade-sede e o restante do efetivo será distribuído entre as cinco cidades que receberão partidas de futebol masculino e feminino: Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Salvador e São Paulo.
O secretário estadual de Segurança Pública, José Mariano Beltrame, cogitou a atuação das forças armadas em todos corredores expressos da cidade, para liberar a PM para outras tarefas de segurança pública. Segundo Beltrame, o pedido de reforço ao governo federal não está relacionado à crise financeira do estado. “A gente vai aceitar e precisa de apoio, não vamos perder essa oportunidade.”
O ministro e o secretário, descartaram, no entanto, atuação das Forças Armadas em áreas de conflito da cidade, como já ocorreu em outras ocasiões, nas comunidades da Maré e no Complexo do Alemão, sob forte crítica de organizações de direitos humanos e moradores.
Reportar ErroDeixe seu Comentário
Leia Também

Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada

Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina

Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026

Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals

Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026

Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental

Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans

Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino

Com gol de Cristiano Ronaldo, Operário conquista Sul-Mato-Grossense Sub-17







