No último sábado (29), aconteceu a 3ª etapa do 11º Campeonato NTRMS de Ranch Sorting, em Campo Grande. E inovando, pela primeira vez, foi apresentada a categoria Equoterapia, onde diversos paratletas venceram barreiras e ultrapassaram seus limites, se apresentando perante um grande público.

Ainda em formato de apresentação, isto é, sem valor competitivo, os paratletas esbanjaram emoção e sentimento de vitória.
"O nosso trabalho é bastante vasto e longo, já estamos nesta caminhada há mais de 20 anos. A Equoterapia esportiva já é uma realidade em alguns esportes equestres. A luta agora é para inserir no Ranch Sorting, pois, quanto mais modalidades incluentes, maiores as possibilidades a todos, atletas e paratletas", afirmou Suzana Mendes da Equipe Montana.
Com método próprio, criado pela Equoterapeuta-chefe, Camila Spengler, já foram alcançados resultados significativos de melhoria na qualidade de vida dos atletas e paratletas. "Com equipe multidisciplinar, cuidados do corpo e da mente dos praticantes, é possível gerar felicidade e melhorias específicas para cada um", acrescentou ela.
O Ranch Sorting é uma modalidade esportiva equestre, inspirado nas atividades pecuárias que une trabalho em equipe, concentração, foco, estratégia e cow sense (leitura de movimentação de boi). É baseada em separar bois em ordem numérica crescente, de um redondel para outro.
Para os paratletas é um esporte muito desafiador, pois precisam assimilar todos os detalhes de condução do cavalo e manobras do esporte, com suas dificuldades, buscando aprimoramento e superação.
Até o momento, não havia paratletas nesta modalidade esportiva. No entanto, com o espirito inovador, a Equipe Montana unida ao Núcleo de Ranch Sorting do MS, estão em busca de mais uma modalidade de esporte equestre inclusiva no Brasil.
"Se conseguirmos nossos objetivos, o paratletismo será incluído no Ranch Sorting pela Associação Brasileira de quarto de Milhas, órgão responsável pela regulamentação da Equoterapia Esportiva no Brasil. Este foi o início de uma nova história dentro do âmbito equestre. E que venham novos desafios para nossos paratletas!", finalizou Suzana. A Montana é um polo da ABQM em Campo Grande.
Para a família, é um incentivo de uma vida melhor. "É uma motivação. O convívio com o cavalo amadurece e mostra que ele pode tudo. Estamos felizes e orgulhosos do Pedro Henrique", celebrou o pai Marcelo Salomão. Assista:
JD1 Notícias
Acompanhe em tempo real todas as notícias do Portal, clique aqui e acesse o canal do JD1 Notícias no WhatsApp. Tenha em seu celular o aplicativo do JD1 no IOS ou Android.
Deixe seu Comentário
Leia Também

JD1TV: CT do Palmeiras sofre ataque com bombas e rojões

Inscrições para Jogos Escolares de Campo Grande estão abertas

Campeão do Centro-Oeste, Pantanal Vôlei mira vaga na Superliga B em 2026

Copa do Brasil define seis classificados às quartas de final

Raphinha e Vinicius Júnior estão entre os finalistas da Bola de Ouro 2025

Com 1,2 mil atletas, Copa de Futebol Amador começa neste sábado na Capital

João Fonseca estreia nesta quinta no Masters 1000 de Cincinnati

Campo Grande sedia primeira etapa do Campeonato Estadual de Ranch Sorting

FFMS divulga tabela das quartas do Sub-15; vaga na Copa do Brasil acirra disputa
