Menu
Busca domingo, 19 de setembro de 2021
(67) 99647-9098
Gov - Estado que Cresce (set21)
Esportes

Itaquerão será entregue inacabado à Fifa

18 março 2014 - 10h25Via Folha
Palco da abertura da Copa, o Itaquerão será entregue no dia 15 de abril incompleto, sem atender a todas as exigências da Fifa para que o estádio sediasse o Mundial.

Segundo o jornal Folha de São Paulo a Fifa já foi avisada que a cobertura do estádio não estará finalizada; camarotes e áreas comerciais não terão acabamento pronto; e os telões não estarão instalados – a empresa responsável por isso nem sequer foi contratada.

O Corinthians, dono do estádio, admite que esses itens não vão ficar prontos a tempo (15 de abril), mas afirma que até a Copa (12 de junho) esses materiais serão adquiridos e incluídos na conta das estruturas temporárias.

Ainda não está definido, porém, quem vai financiar essas obras de conclusão nem o prazo para essas contratações serem realizadas.

Inacabado e a 86 dias para o início do torneio, o estádio é o que mais preocupa a Fifa, pois o primeiro jogo do Mundial receberá chefes de Estado de diversos países.

Quatro itens da arena causam maior apreensão: as áreas VIP, os espaços comerciais, a cobertura e os telões.

A Fifa sabe que os lounges VIPs, espécie de antessalas dos camarotes, onde circularão os chefes de Estado, estarão inacabados em 15 de abril.

O piso do espaço estará no cimento e sem luminárias. As especificações técnicas da Fifa dizem que essas áreas devem ter carpete e luminárias.

As áreas comerciais, que incluem lanchonetes e espaços para patrocinadores, também chamam a atenção. Não haverá, por exemplo, iluminação fixa na área externa da arena corintiana, onde parceiros da entidade terão estandes. A esperança da Fifa é que sejam alugados refletores provisórios.

Os espaços internos para lanchonetes também preocupam a entidade. O Corinthians prevê a entrega das salas com o piso no cimento, sem forro no teto e com tijolos aparentes nas paredes.

Telões
O fato de o estádio ainda não ter telão é outro problema. A exigência da Fifa é que a arena da abertura da Copa possua dois telões de 90 m².

No entanto, os itens ainda não foram comprados e não há previsão para isso ocorrer.

Internamente, a Fifa considera que essas contratações prometidas pelo Corinthians devem ser realizadas o mais rápido possível para entrega nos dias que antecedem a abertura, em 12 de junho.

Pessoas ligadas à entidade afirmam que, caso isso não seja feito logo, não haverá tempo para as contratações necessárias e para as instalações das peças.

Por fim, a cobertura do Itaquerão é outro ponto fora das recomendações da Fifa. A entidade cobra que todas as arenas possuam, além das telhas, uma membrana de lona para não deixar o esqueleto da cobertura aparente. Quem for ao Itaquerão na Copa, porém, verá telhas aparentes.

Atrás dos gols, a cobertura terá apenas a estrutura metálica e as telhas, sem a lona, embora essa fosse uma exigência da Fifa por questões estéticas.
Unica - inverno

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Marta passa Pelé na artilharia da Seleção
Esportes
Atletas da capital vão representar MS em Campeonato Jiu-Jitsu
Esportes
Yeltsin Jaques "fez história na Paralimpíadas de Tóquio", diz Rose Modesto
Esportes
Yeltsin Jacques é recepcionado pelo Corpo de Bombeiros no Aeroporto nesta terça-feira
Esportes
Tóquio 2020: Cerimônia de encerramento encanta com a beleza da diversidade
Esportes
Anvisa paralisa jogo Brasil x Argentina e jogadores poderão ser deportados
Esportes
Campeonato Brasileiro de Handebol acontece de 03 a 07 de setembro em MS
Esportes
MS recebe Campeonato Brasileiro de Handebol neste fim de semana e feriado
Esportes
Primeiro ouro de parataekwondo da história vai para brasileiro
Esportes
Brasil enfrenta Chile pelas Eliminatórias da Copa do Catar

Mais Lidas

Polícia
Homem encontra pênis decepado dentro de pote no jardim da casa da mãe
Saúde
Com 8 meses de vacinação, MS é o 1º Estado a atingir imunidade coletiva
Polícia
Homem encontra o pai morto em avançado estado de decomposição na Vila Carvalho
Brasil
Homem coloca fogo em casa com ex-mulher e filhos dentro