No último sábado, Glover Teixeira foi a mais recente vítima do norte-americano, que conseguiu uma vitória contundente e incontestável. O brasileiro até começou bem e conseguiu colocar alguma pressão sobre o campeão, mas assim que encontrou a distância e o tempo certo, Jones mostrou porque é o líder do ranking peso por peso do maior evento de MMA do mundo.
Quando se diz, neste caso, jogo sujo, são todos dentro das regras do MMA – na verdade quase todos. Jon Jones usa, principalmente, sua enorme envergadura para manter a distância de seus adversários. Contra Glover não foi diferente, mas o arsenal do norte-americano estava maior.
Tudo começou com seus famosos pisões no joelho – que já foram alvo de críticas de Rampage e Rashad Evans, por exemplo – que se atingem o rival com a perna esticada devem resultar em uma fratura bem feia. Mas isso todo mundo já conhecia.
Contra o brasileiro, o campeão dos meio-pesados abusou de um recurso que parece até tosco: ele passou a colocar a mão na testa de Glover, para que ele não se aproximasse. Claro que deu certo, o que foi minando a paciência de Teixeira, além de abrir espaço para suas famosas e fatais cotoveladas.
Então entra a parte ilegal desse jogo: mais de uma vez, nessa tentativa de colocar a mão na testa do rival, ele acertou os olhos de Glover com os dedos. No segundo round, ele deveria ter perdido um ponto por conta disso.
Agora, o clich. Com o brasileiro mais desgastado, Jones percebeu que era o momento de se aproximar para usar suas cotoveladas, laterais e de cima para baixo. Claro que em poucos minutos já tinha um enorme corte e muito sangue no rosto de Glover. Mas foi na luta agarrada que Jon mostrou outro recurso de seu jogo sujo. Em duas oportunidades ele travou e tentou torcer o cotovelo do adversário, claramente visando uma fratura no local.
Sem entrar no mérito de dizer se está certo ou errado esse tipo de recurso, está dentro da regra e uma lesão grave também leva à vitória. Ponto. Mas, o campeão dos meio-pesados pode protagonizar, em um futuro próximo, uma cena forte em que ele machuca um rival de forma irreversível.
No entanto, ele encontrou a maneira perfeita para se tornar o maior campeão do UFC de todos os tempos e quebrando todos os recordes de Anderson Silva. Nessa categoria, já ficou claro que apenas Alexander Gustafsson tem os recursos para fazer frente a Jon Jones. Que venha a revanche!Reportar Erro
Deixe seu Comentário
Leia Também

Esportes
Palmeiras conquista tetracampeonato paulista em final contra o Corinthians

Esportes
Prêmio Brasil Olímpico coroa Maria Clara e Caio Bonfim como destaques da temporada

Esportes
Policial militar de MS vai participar de triathlon extremo em Santa Catarina

Esportes
Copa do Brasil terá duas vagas para a Libertadores a partir de 2026

Esportes
Calderano é eliminado por Lebrun na estreia de simples do WTT Finals

Esportes
Fifa abre nova fase de venda de ingressos para a Copa de 2026

Esportes
Flamengo vence Cruz Azul e avança para semifinal do Intercontinental

Esportes
Sabalenka diz não ser justo que mulheres enfrentem atletas trans

Esportes
Com goleada de 29 a 0, FC Pantanal fatura Sul-Mato-Grossense Feminino

Esportes

Glover ficou com rosto muito machucado devido os fortes golpes aplicados por Jon Jones. (Foto: Tommy Gilligan/Usa Today) 



