Menu
Menu
Busca terça, 23 de abril de 2024
TJMS Abril24
Esportes

Mano Menezes tem desafio de achar alternativa ao esquema que implantou

03 janeiro 2014 - 12h37Via IG
A previsibilidade do Corinthians em campo foi um dos motivos que levaram a direção a trocar Tite por Mano Menezes. Apesar de consistente defensivamente, o time apresentou grande dificuldade para superar a marcação adversária, sendo a rigidez do 4-2-3-1 vista como uma razão para os problemas.

Será atribuição do novo técnico dar um jeito no esquema, implantado pelo próprio Mano em sua primeira passagem pelo clube. E, diferentemente do que era pintado nos últimos meses de 2013, o grupo com o qual o gaúcho de Passo do Sobrado vai trabalhar é bem parecido com o deixado pelo conterrâneo de Caxias do Sul.

A ascensão de Mano Menezes na carreira de treinador foi calcada justamente no 4-2-3-1, sistema adotado por ele já em sua passagem pelo Grêmio. A fórmula foi repetida com sucesso no Corinthians, e só a Copa do Mundo de 2010 acabou popularizando esse jeito de jogar entre os principais clubes do Brasil.

De volta à equipe do Parque São Jorge com a incumbência de remodelá-la, o ex-técnico da Seleção Brasileira terá uma escolha a fazer. Uma opção é manter seu esquema favorito, dando a ele uma mobilidade maior. A outra alternativa é uma alteração mais drástica, algo favorável a Alexandre Pato.

A primeira ideia é viável porque o 4-2-3-1 de Mano não é igual ao de Tite. O técnico campeão do mundo sempre pregou um jogo metódico, de triangulações pelos lados, com a marcação adiantada quando possível. Seu sucessor é adepto das chegadas em velocidade e permite um posicionamento menos rígido.

É por isso que Mano adora transformar meias em volantes. Ele fez essa tentativa logo na chegada ao Corinthians, em 2008, com Eduardo Ramos. Não deu certo, mas o sucesso foi enorme a partir da chegada de Elias, em maio. Renato Augusto pode ser o próximo, embora suas limitações físicas sejam possível empecilho.

Abrir mão do esquema também pode ser a solução encontrada, especialmente se o plano for fazer Pato jogar. O camisa 7 não é propriamente um homem de área nem gosta de ficar preso a um dos lados do campo, longe do gol. Ajudaria o reforço de R$ 40 milhões atuar como um segundo atacante, girando em torno do centroavante Guerrero.

Tite chegou a obter sucesso com essa tentativa no melhor jogo do time em 2013, a vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana. Para isso, Renato Augusto e Danilo armaram as jogadas abertos pelos lados, mas Renato se machucou gravemente pouco depois e o sistema foi deixado para trás.

No segundo semestre, Pato teve seus melhores jogos atuando pela esquerda, com liberdade para partir em diagonal. Foi assim, por exemplo, que ele marcou os dois gols da vitória sobre o Bahia, em Salvador. Na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, alternou esse posicionamento com momentos em que fez algo parecido, mas partindo da direita.

As escolhas de Mano Menezes começarão a tomar forma a partir da próxima semana, no início da pré-temporada do Corinthians. Seja remodelando o esquema herdado de Tite ou apostando em uma formação com dois atacantes - o que tornaria necessária também uma nova formatação do meio de campo -, a missão é fazer o time voltar a jogar futebol, algo muito pouco visto no último semestre.

Reportar Erro

Deixe seu Comentário

Leia Também

Arsenal x Chelsea
Esportes
Dia de dérbi inglês: Arsenal enfrenta o Chelsea em casa
Ambos os times garantem vaga na Copa do Brasil
Esportes
Operário vence DAC Dourados e leva taça do Campeonato Sul-Mato-Grossense
Viviane Lyra e Caio Bonfim
Esportes
Dupla brasileira se classifica para as Olimpíadas no revezamento misto
Max Verstappen
Esportes
Max Verstappen vence o GP da China pela primeira vez
Estádio Jacques da Luz
Esportes
É hoje! Operário e Dourados decidem campeonato estadual; veja onde assistir
Bernardo Silva e Nicolas Jackson
Esportes
City se redime da eliminação na Champions, e se classifica para a final da Copa da Inglaterra
Caio Souza
Esportes
Brasileiros conquistam medalhas na Copa de ginástica artística
Novak Djokovic
Esportes
Djokovic está fora do Masters 1000 de Madri pela terceira vez
Deyverson tem pré-contrato com novo clube
Esportes
Presidente do Cuiabá diz que Deyverson tem pré-contrato com outro clube
Barcelona perde em casa após cinco anos
Esportes
Barcelona feminino perde pela primeira vez na temporada

Mais Lidas

AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Polícia
AGORA: Capitão do Batalhão de Choque morre na Capital
Capitão Leonardo Mense partiu durante a noite de sábado (21)
Polícia
'Imenso legado': Capitão Mense é homenageado por autoridades e instituições de MS
Emocionados, vários miliares acompanharam o velório do Capitão
Polícia
Velório de Capitão do Choque arrancou lágrimas até dos mais "durões"
Rondas eram feitas próximo ao CRS Aero Rancho
Polícia
Dupla foge da GCM, piloto fratura a perna e debocha de agentes no Aero Rancho