Menu
Busca segunda, 17 de maio de 2021
(67) 99647-9098
TJMS - maio21
Esportes

Mano Menezes tem desafio de achar alternativa ao esquema que implantou

03 janeiro 2014 - 12h37Via IG
A previsibilidade do Corinthians em campo foi um dos motivos que levaram a direção a trocar Tite por Mano Menezes. Apesar de consistente defensivamente, o time apresentou grande dificuldade para superar a marcação adversária, sendo a rigidez do 4-2-3-1 vista como uma razão para os problemas.

Será atribuição do novo técnico dar um jeito no esquema, implantado pelo próprio Mano em sua primeira passagem pelo clube. E, diferentemente do que era pintado nos últimos meses de 2013, o grupo com o qual o gaúcho de Passo do Sobrado vai trabalhar é bem parecido com o deixado pelo conterrâneo de Caxias do Sul.

A ascensão de Mano Menezes na carreira de treinador foi calcada justamente no 4-2-3-1, sistema adotado por ele já em sua passagem pelo Grêmio. A fórmula foi repetida com sucesso no Corinthians, e só a Copa do Mundo de 2010 acabou popularizando esse jeito de jogar entre os principais clubes do Brasil.

De volta à equipe do Parque São Jorge com a incumbência de remodelá-la, o ex-técnico da Seleção Brasileira terá uma escolha a fazer. Uma opção é manter seu esquema favorito, dando a ele uma mobilidade maior. A outra alternativa é uma alteração mais drástica, algo favorável a Alexandre Pato.

A primeira ideia é viável porque o 4-2-3-1 de Mano não é igual ao de Tite. O técnico campeão do mundo sempre pregou um jogo metódico, de triangulações pelos lados, com a marcação adiantada quando possível. Seu sucessor é adepto das chegadas em velocidade e permite um posicionamento menos rígido.

É por isso que Mano adora transformar meias em volantes. Ele fez essa tentativa logo na chegada ao Corinthians, em 2008, com Eduardo Ramos. Não deu certo, mas o sucesso foi enorme a partir da chegada de Elias, em maio. Renato Augusto pode ser o próximo, embora suas limitações físicas sejam possível empecilho.

Abrir mão do esquema também pode ser a solução encontrada, especialmente se o plano for fazer Pato jogar. O camisa 7 não é propriamente um homem de área nem gosta de ficar preso a um dos lados do campo, longe do gol. Ajudaria o reforço de R$ 40 milhões atuar como um segundo atacante, girando em torno do centroavante Guerrero.

Tite chegou a obter sucesso com essa tentativa no melhor jogo do time em 2013, a vitória por 3 a 0 sobre o Tijuana. Para isso, Renato Augusto e Danilo armaram as jogadas abertos pelos lados, mas Renato se machucou gravemente pouco depois e o sistema foi deixado para trás.

No segundo semestre, Pato teve seus melhores jogos atuando pela esquerda, com liberdade para partir em diagonal. Foi assim, por exemplo, que ele marcou os dois gols da vitória sobre o Bahia, em Salvador. Na goleada por 4 a 0 sobre o Flamengo, alternou esse posicionamento com momentos em que fez algo parecido, mas partindo da direita.

As escolhas de Mano Menezes começarão a tomar forma a partir da próxima semana, no início da pré-temporada do Corinthians. Seja remodelando o esquema herdado de Tite ou apostando em uma formação com dois atacantes - o que tornaria necessária também uma nova formatação do meio de campo -, a missão é fazer o time voltar a jogar futebol, algo muito pouco visto no último semestre.
Girafa

Deixe seu Comentário

Leia Também

Esportes
Tite volta a chamar Gabigol e Daniel Alves para a Seleção
Esportes
Nesta terça, Libertadores tem rodada com Palmeiras, Flamengo Internacional e Santos
Esportes
Morre o jornalista esportivo Fernando Caetano, ex-Fox Sports e ESPN
Esportes
Em busca da Champions League, Neymar renova contrato com o PSG até 2025
Esportes
AGORA É LEI: Atividade física é serviço essencial em MS
Esportes
Times brasileiros voltam a campo nesta quarta pela Libertadores e Sul-americana
Esportes
Atual campeão da Libertadores, Palmeiras recebe Del Valle pela 2ª rodada da competição
Esportes
Pista de skate improvisada por garotos do Aero Rancho é destruída
Esportes
Aos 16 anos, ciclista Chapadense assina contrato com Portugal
Esportes
Sorteio define grupos das seleções masculina e feminina de futebol na Olimpíada

Mais Lidas

Polícia
Jacaré é capturado dando 'rolê' em cidade de MS
Internacional
Estados Unidos inicia vacinação contra a Covid-19 em Nova York
Polícia
Morador de rua tenta matar desafeto a pauladas no interior do Estado
Polícia
Briga por capacete acaba em tentativa de homicídio